LOAT: presidente da Câmara cria comissão especial da PEC 186/07




23/07/2013 - 00:00

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), assinou no dia 17 passado o ato de criação da Comissão Especial destinada a apreciar e emitir parecer à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 186/2007.

A proposta evidencia a necessidade de  criação da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) no âmbito federativo ao determinar que “Lei Complementar estabelecerá as normas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

A PEC 186/2007, de autoria do deputado Décio Lima (PT/SC), estabelece autonomia administrativa, financeira e funcional à administração tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, acrescentando os parágrafos 13 e 14 ao artigo 37 da Constituição Federal, nos seguintes termos:

§ 13 – Lei complementar estabelecerá as normas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dispondo inclusive sobre direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos cargos de sua carreira específica, mencionada no inciso XXII deste artigo.

§ 14 - Às Administrações Tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios são asseguradas autonomia administrativa, financeira e funcional, e as iniciativas de suas propostas orçamentárias dentro dos limites estabelecidos na Lei de diretrizes orçamentárias.

Criada a comissão, resta agora a sua instalação e o cumprimento de seu principal objetivo, que é o de analisar o mérito da PEC 186/07. São 20 os membros de uma comissão Especial.

Mais uma oportunidade para a mobilização da Fenafisco junto aos deputados para que estes tornem mais ágil o processo de escolha dos parlamentares que atuarão na Comissão.

Resgatando os fatos - Por ocasião da votação da admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional 186/2007, ficou patente o valor do trabalho da Fenafisco e de seus sindicatos filiados na defesa da proposta. Tal visibilidade se revelou pelos inúmeros pronunciamentos dos parlamentares da CCJC. Ao proferir seus votos, fizeram questão de pontuar a presença e a excelente performance de interação parlamentar das entidades do fisco estadual e distrital com o Congresso Nacional.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Entenda rejeição do mercado às mudanças na alíquota do IOF

Investidores temem controle de capital; Fazenda nega correlação

MS na gangorra climática: prepare o guarda-chuva e o casaco

Influência de uma frente fria vinda do sul do país, combinada com a umidade do norte, pode gerar pancadas de chuva moderadas a fortes

PL dos supersalários institucionalizaria R$ 7,1 bi em penduricalhos

As organizações mostram que a nova lei faria com que uma série de benefícios remuneratórios passassem a ser considerados indenizatórios




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---