LOAT: presidente da Câmara cria comissão especial da PEC 186/07



Essa página teve 32 visualizações


23/07/2013 - 00:00

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), assinou no dia 17 passado o ato de criação da Comissão Especial destinada a apreciar e emitir parecer à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 186/2007.

A proposta evidencia a necessidade de  criação da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) no âmbito federativo ao determinar que “Lei Complementar estabelecerá as normas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

A PEC 186/2007, de autoria do deputado Décio Lima (PT/SC), estabelece autonomia administrativa, financeira e funcional à administração tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, acrescentando os parágrafos 13 e 14 ao artigo 37 da Constituição Federal, nos seguintes termos:

§ 13 – Lei complementar estabelecerá as normas gerais aplicáveis à Administração Tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dispondo inclusive sobre direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos cargos de sua carreira específica, mencionada no inciso XXII deste artigo.

§ 14 - Às Administrações Tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios são asseguradas autonomia administrativa, financeira e funcional, e as iniciativas de suas propostas orçamentárias dentro dos limites estabelecidos na Lei de diretrizes orçamentárias.

Criada a comissão, resta agora a sua instalação e o cumprimento de seu principal objetivo, que é o de analisar o mérito da PEC 186/07. São 20 os membros de uma comissão Especial.

Mais uma oportunidade para a mobilização da Fenafisco junto aos deputados para que estes tornem mais ágil o processo de escolha dos parlamentares que atuarão na Comissão.

Resgatando os fatos - Por ocasião da votação da admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional 186/2007, ficou patente o valor do trabalho da Fenafisco e de seus sindicatos filiados na defesa da proposta. Tal visibilidade se revelou pelos inúmeros pronunciamentos dos parlamentares da CCJC. Ao proferir seus votos, fizeram questão de pontuar a presença e a excelente performance de interação parlamentar das entidades do fisco estadual e distrital com o Congresso Nacional.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Mercado prevê inflação de 4,86% em 2026

Expectativa é que economia do país cresça 1,85%

Governo divulga novos preços de combustíveis para cálculo do ICMS

Valores definidos pelo Confaz servem de base para tributação estadual e entram em vigor em 1° de maio

Renda comprometida do brasileiro com dívidas atinge nível recorde, diz BC

Quase metade da população está endividada no Brasil




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---