Malhani discute a falácia do novo serviço público durante o XVII CONAFAZ

.


08/06/2022 - 10:36

Durante o XVII Congresso dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (CONAFAZ), realizado entre os dias 1 e 4 de junho, em Ipojuca, o diretor Administrativo e Financeiro da Fenafisco e vice-presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, contribuiu com o debate ministrando a palestra “Reforma Administrativa – a falácia do novo serviço público”. Malhani revelou o que está por trás da reforma administrativa e como ela ataca diretamente o servidor público.

Malhani chamou atenção para o artigo 37-A da PEC 32, que permite que todo o serviço assuma o caráter de “uberização” do serviço público. “É quando começa a ser feito o esvaziamento e a privatização. E, obviamente, está vinculado a esse passo a tarifação do serviço público, quando começam a identificar aquele popular que tem condição zero de pagar e aquele que tem condição de pagar alguma coisa. O sistema de apuração dessas condições não é perfeito e vai conferir algumas injustiças”, alertou o diretor.

“O serviço público tem que ser público e gratuito e de forma a atender os diretos básicos da sociedade e os servidores que prestam esse serviço tem que ter a condição de segurança mínima para prestar esse serviço para o estado, para a sociedade e de forma republicana. A reforma administrativa é a pá de cal nas reformas feitas anteriormente: teto de gastos, reforma trabalhistas, reforma da previdência e base nacional curricular”.

“A essência da PEC 32 é a extinção do estado tal como concepção de prestação de serviço para a sociedade e extinção das bases de prestação da relação de trabalho do servidor público com o estado”.  Segundo Malhani, é preciso mudar o estado de coisas e tendências de miserabilização do trabalho e glorificação do capital. “Quem disser que essa dicotomia entre trabalho e capital é um discurso do passado está fora do mundo.  Temos que admitir que o trabalho nunca foi tão oprimido pelo capital como agora no Brasil”.


Fenafisco prestigia o XVII CONAFAZ


A presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Marlúcia Paixão, também marcou presença no XVII CONAFAZ. Na ocasião, ela destacou o nosso congresso como uma oportunidade para os auditores fiscais se reencontrarem e refletirem sobre as condições que podem dar para minorar os problemas pelos quais passa o país.

“Nos últimos anos, algumas questões nos tocaram mais de perto, como a reforma trabalhista, a reforma Previdenciária e a reforma administrativa, que a gente conseguiu barrar por enquanto. Essas reformas vieram com a ilusão de que geraria mais emprego e um melhor ambiente no país. E o que nós vimos foi o contrário: o aumento do desemprego. Hoje somos mais de quase 12 milhões de desempregados. Um caos social tamanho, que é a precarização do trabalho e a incerteza da aposentadoria. E isso tudo reflete a todos nós, como cidadãos e trabalhadores”, comentou Marlúcia.

O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais da Fenafisco, Francelino Valença, também compôs a programação do evento e fez um panorama geral dos trabalhos realizados pela Federação junto aos congressistas. “O XVII CONAFAZ acontece num momento ímpar da nossa sociedade, que é a tramitação do PLP 17/2022, que está sendo chamado de “Código de Defesa do Sonegador”. Se ele for aprovado, vai desestruturar todas as Administrações Tributárias como nós conhecemos e fomentar a sonegação”, adiantou Valença.

Francelino destacou o papel das entidades sindicais, que é levar à população o que está acontecendo nesse país: o desmonte que está acontecendo no serviço público. “O grande prejudicado será a própria população. Por exemplo, tivemos, agora, uma redução do ICMS nos bens essenciais, num momento em que precisamos de recursos, inclusive, para combater a pandemia, que ainda está entre nós. Em Pernambuco, teve um grande prejuízo com as chuvas, nós precisamos de recursos. Como o estado vai fazer frente às necessidades básicas da população”, questionou Valença.



Fonte: Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB com informações da Ascom Sindifisco-PE

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---