Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Diretoria Executiva do Sindate, em parceria com todas as delegacias sindicais, traz durante todo o mês de março histórias de algumas sindicalizadas, que assim como todas as filiadas são exemplos de mulheres de garra e determinação que conseguem enfrentar o desafio de conciliar o trabalho com a vida familiar.
Carmen Tieko Nassani Romero é casada e tem três filhos. Aposentada, ela é formada em Direito e é membro titular do Conselho Fiscal do Sindate, filiada na 1ª Delegacia Sindical de Campo Grande. Carmen foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Secretaria de Estado de Fazenda em 1981, pelo primeiro concurso realizado no Estado. Dedicou-se a carreira do Fisco por 32 anos.
Em meio a tantas conquistas e avanços, Carmen ressalta que na carreira do Fisco as mulheres venceram desafios. “A atividade de Agente de Fiscalização Tributário era considerada uma área de universo masculino, no entanto que só a partir do ano de 1985, por reivindicação, as mulheres começaram a ocupar tal função”, contou.
“Naquela época as mulheres não realizavam a fiscalização de mercadoria em trânsito. A capacidade da feminina foi colocada a prova quanto à ocupação nos postos fiscais. Mas vencemos esses desafios e lutamos pelo direito de evolução profissional das mulheres. Sinto orgulho de fazer parte desse grupo de mulheres pioneiras nessa atividade”, enfatizou.
Carmen deixa um recado muito especial a todas as mulheres. “Desejo que as mulheres continuem avançando, pois somos competentes e capazes de desempenhar qualquer atividade. Mas que nessa trajetória de sucesso elas nunca percam sensibilidade a graça. Parabéns a todas as mulheres por tudo isso e pelo o que há de vir”, finalizou.