Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Diretoria Executiva do Sindate, em parceria com todas as delegacias sindicais, traz durante todo o mês de março histórias de algumas sindicalizadas, que assim como todas as filiadas são exemplos de mulheres de garra e determinação que conseguem enfrentar o desafio de conciliar o trabalho com a vida familiar.
Eliana Dourado Silva Ohara tem 52 anos e é filiada na 9ª Delegacia Sindical de Paranaíba, da qual já foi vice-delegada. Formada em Medicina Veterinária/UFMG e Direito/UEMS, ingressou na SEFAZ/MS em 2003, antes foi Auditora Fiscal do Tesouro Estadual do Rio Grande do Norte, trabalhou na Agência Fazendária de Paranaíba, Posto Fiscal Alencastro, Posto Fiscal Jupiá e atualmente trabalha no Posto Fiscal Itamarati.
“Pretendo um dia poder comemorar o “Dia Internacional da Mulher” verdadeiramente. Neste glorioso dia os salários de homens e mulheres serão iguais, ocuparão cargos de chefia na mesma proporção, irão ter paridade nos parlamentos municipais, estaduais e federais. As obrigações familiares serão divididas igualitariamente”, ressaltou.
“Não veremos mulheres serem mutiladas e escravizadas. Neste dia também a estatística de 10 mulheres mortas por dia por seus maridos, namorados ou companheiros e a de que a cada 12 segundos uma mulher é violentada no Brasil será coisa do passado”, continuou.
“Vamos então não precisar mais do “dia internacional da mulher”, enquanto isto não é uma realidade, homens e mulheres devem mudar de comportamento, tirar as vendas dos olhos, reformar-se intimamente e progredir para um lar harmonioso, um país melhor e um mundo melhor, sem questões de gênero, sem violência, respeitando todas as diferenças, lutando por seus direitos e cumprindo seus deveres éticos e morais”, concluiu Eliana.