Todo mundo sabe que beber água é fundamental e faz muito bem à saúde. Mas tem gente que sente sede a todo momento e não consegue ficar sem uma garrafinha por perto. No Bem Estar desta segunda-feira (05.05), os endocrinologistas Alfredo Halpern e Luiz Turatti explicaram que sede demais pode ser sinal de algum problema e, por isso, é preciso prestar atenção e, se for o caso, procurar um médico para investigar.
Segundo os especialistas, a sede é um sinal que o corpo dá quando precisa de reposição de água. Isso pode acontecer após a atividade física, após comer algo doce ou salgado, após um episódio de diarreia, vômito ou suor excessivo ou ainda por causa de medicamentos diuréticos, por exemplo.
Quem tem diabetes também pode sentir sede em excesso principalmente quando a doença está descontrolada e o açúcar no sangue aumenta, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern. Outro efeito da doença é o ressecamento da pele, como mostrou a reportagem da Renata Cafardo.
Pode acontecer ainda a sede por causa da ressaca - a intoxicação por bebida alcoólica inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH), aumentando a quantidade de urina e levando a uma desidratação. Por isso, muita gente costuma acordar com muita vontade de beber água, para compensar essa desidratação que o corpo sofre. Os médicos explicaram ainda que a água traz diversos benefícios para a saúde - ela pode, por exemplo, ajudar a emagrecer, evitar pedra nos rins e diminuir o inchaço do corpo.
Fonte: G1