Mesmo com a pandemia, tradições juninas são importantes
Em virtude da pandemia do coronavírus, desde o ano passado não há mais festas juninas e julinas, com quadrilha, correio elegante, balões, fogueira e pau-de-sebo
.As festas juninas surgiram na Europa e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, durante o período de colonização do país. Estas festividades existem desde a Idade Média, como uma celebração aos chamados Santos Populares: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Com o passar dos anos, este costume sofreu uma grande miscigenação com as tradições e cultos de outras etnias, como os indígenas e africanos. Como resultado, as comidas típicas da festa junina brasileira são reflexo das influências trazidas pelos indígenas, como o uso de pratos feitos com milho, amendoim e mandioca.
Em virtude da pandemia do coronavírus, desde o ano passado não há mais festas juninas e julinas, com quadrilha, correio elegante, balões, fogueira e pau-de-sebo. Mas, pelo menos, dá para usar as vestimentas características, a música, as bandeirolas e a parte gastronômica. Os quitutes e guloseimas típicos são o que há de melhor para manter viva na memória afetiva dos que apreciam essa tradição.
[caption id="attachment_65127" align="alignleft" width="621"] Festa junina em casa[/caption]E nesse contexto, os atacarejos são ótimas fontes de vendas de ingredientes e produtos típicos das festas juninas. Para o comércio, o período tem grande importância, principalmente quando se fala em alavancar a venda de algumas categorias, como doces, embutidos e produtos específicos. Tente imaginar, por exemplo, uma festa junina sem amendoim e milho. Difícil, não é? Esses ingredientes estão presentes no pé de moleque, na paçoquinha, na pamonha, no curau e em outras preparações. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de ingredientes para bolos, pinhão e canjica também são bastante procurados no período.
[caption id="attachment_65115" align="alignright" width="506"] quitutes e guloseimas típicas[/caption]Na rede Fort Atacadista de Mato Grosso do Sul os consumidores encontram grande variedade de alimentos nas “ilhas” montadas com produtos típicos da época. “Historicamente, a procura pelos produtos juninos começa a aumentar a partir da segunda semana de junho e permanece em alta por todo o mês de julho. Sempre temos a disposição dos nossos clientes uma vasta oferta de produtos específicos da época, como pipoca, amendoim, paçoquinha, entre outros”, explica a coordenadora de Marketing regional do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte.
Preços competitivos, variedade de produtos e a possibilidade de compra tanto pelo atacado, quanto pelo varejo são algumas das vantagens dos atacarejos. “A facilidade de pagamento e a alternativa de parcelar vários produtos pelo Vuon Card são atrativos aos consumidores”, frisa a coordenadora.
O Vuon Card, bandeira de cartão de crédito próprio do Grupo Pereira, pode ser feito nas lojas Fort Atacadista de forma rápida e simples. Todos os produtos típicos da época podem ser encontrados em todas as lojas. A rede cumpre em suas lojas todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.
[caption id="attachment_65126" align="alignright" width="552"] Produtos Produtos típicos para festa junina[/caption]
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate Forte. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 86 unidades de negócios, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Bate Forte (atacadista de distribuição) e sete lojas de varejo farmacêutico – SempreFort. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros, Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta mais de 430 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e de responsabilidade social.
Fonte: A Crítica