MS mantém nota A de qualidade da informação contábil e fiscal

Transparência e boas práticas fiscais garantem reconhecimento ao Estado


21/06/2024 - 09:25

Pela quarta vez consecutiva, Mato Grosso do Sul conquista a nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Esse resultado é um importante indicador da transparência e da qualidade das informações financeiras do Estado, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com a boa gestão das contas públicas.

O ranking avalia a consistência das informações enviadas pelos entes federativos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Através de mais de 160 verificações em diferentes dimensões, a STN analisa a qualidade dos dados e a aderência à legislação.

“Evoluímos bastante. Hoje temos mais de 98% das metas cumpridas, dos objetivos atendidos, demonstrando que nosso Estado está no caminho correto de governança, transparência e boas práticas nas ações contáveis. Agora vamos continuar perseguindo a nota A da Capag (Capacidade de Pagamento) do Tesouro Nacional, algo que traduz todo esse ambiente de negócios que estamos promovendo”, destaca o governador Eduardo Riedel, em visita à Sefaz (Secretaria de Fazenda) nesta manhã.

Para avaliar a qualidade dos dados, a STN realizou em 2024 mais de 160 verificações em diferentes dimensões. O secretário estadual de Fazenda, Flávio César, pondera que a busca pelo aperfeiçoamento da qualidade do registro fiscal, contábil e orçamentário é constante.

“Uma mera disponibilização de dados não é suficiente para uma gestão eficiente. A evolução dos relatórios nos mostra que a qualidade das informações prestadas vem melhorando sensivelmente e isso decorre do esforço da nossa equipe econômica.  Nosso desempenho é resultado da gestão eficiente do governador Eduardo Riedel, que vem permitindo a Mato Grosso do Sul cumprir com as metas estabelecidas no plano de governo”, pontua o titular da Fazenda estadual.

Em Mato Grosso do Sul, o destaque fica para o empenho da equipe da Secretaria de Fazenda (Sefaz), que trabalha incansavelmente para garantir a precisão e a confiabilidade das informações prestadas. O resultado é um Estado cada vez mais transparente e eficiente na gestão dos recursos públicos.

A conquista da nota A no ranking traz diversos benefícios para Mato Grosso do Sul. A qualidade das informações fiscais contribui para fortalecer a imagem do Estado e atrair investimentos. Dados precisos permitem uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, otimizando investimentos e serviços para a população. A disponibilização de informações confiáveis garante que a população esteja ciente de como os recursos públicos estão sendo utilizados.

 

O desempenho exemplar de Mato Grosso do Sul no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal serve como exemplo para outros estados brasileiros. A busca constante pela excelência na gestão fiscal demonstra o compromisso do Governo do Estado com a responsabilidade fiscal e com o bem-estar da população.

Fontes:

 

FONTE: Folha de Campo Grande

FOTO: Bruno Rezende

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---