Mesmo com leve reação em julho, vendas de veículos novos em Mato Grosso do Sul permanecem retraídas e a queda acumulada no ano chega a 12,31%, quando comparado a igual período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, foram emplacados no Estado 15.705 veículos, 2.205 unidades a menos que no mesmo intervalo de 2014 (17.910 veículos). Já no comparativo de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o resultado é ainda pior — decréscimo de 17,67%, conforme balanço divulgado nesta semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Os números levam em conta o total de vendas de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, como carretinhas para transporte). De acordo com a Fenabrave, o segmento que apresentou pior desempenho no acumulado do ano em Mato Grosso do Sul foi o de caminhões e ônibus.
As vendas recuaram 39,72% entre janeiro e julho, passando de 428 unidades, em 2014, para 258 neste ano. Quando comparados os meses de julho do ano passado e deste ano, o decréscimo é de 54,12%. Nem mesmo na virada de junho para julho houve recuperação: as vendas tiveram queda de 22%, com 11 emplacamentos a menos, totalizando 50 unidades.
Fonte: Correio do Estado