Na 8ª semana de pressão em Brasília, PEC do Calote ‘mostra’ como luta contra PEC 32 é imprescindível




08/11/2021 - 08:40

Na 8ª semana de pressão em Brasília, PEC do Calote ‘mostra’ como luta contra PEC 32 é imprescindível

Sintrajud esteve outra vez no DF, em mais uma semana com vigília na Câmara e visitas a parlamentares, além da 'recepção' no aeroporto a deputados e, desta vez, até ao pré-candidato Sérgio Moro.

 

A delegação das servidoras e servidores do Sintrajud que foi a Brasília logo após o feriado de Finados ouviu de parlamentares uma observação que vem se tornando frequente: é o impacto desta mobilização nacional do funcionalismo na capital federal e nos estados que impede o governo Bolsonaro e seus aliados na Câmara de levar a voto a ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020) no Plenário.

Essa constatação, porém, longe de alimentar qualquer relaxamento, foi recebida como a confirmação de que a mobilização não pode parar. A votação em primeiro turno do texto-base da PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), na madrugada da quinta-feira, 4 de novembro, acendeu mais forte o alerta para os riscos das movimentações e manobras do governo para ‘conquistar’ votos com métodos pouco republicanos.

“Nós vimos que esta semana o governo conseguiu votar a PEC 23, a PEC dos Precatórios, com 312 votos. O que pode acontecer é que o governo ofereça mais e mais em troca do voto a favor da PEC 32, esta proposta que é contra o serviço público”, observa a servidora aposentada Ester Nogueira, dirigente do Sintrajud e uma das integrantes da delegação. “Nós não podemos deixar isso acontecer, precisamos que todos se somem a essa luta com a gente para conseguirmos derrotar de uma vez essa proposta de destruição dos serviços públicos”, defendeu. Também integraram a delegação os servidores aposentados Maria Helena Leal e Márcio Lois e o diretor do Sindicato Antônio Melquíades (o Melqui), além de Fabiano dos Santos, que integra a coordenação da Fenajufe.

Foi uma semana, naturalmente, com menos movimentação em Brasília — reflexo do feriado prolongado — apesar da votação da chamada PEC do Calote, apontada como um ataque aos trabalhadores por abocanhar recursos da Educação e ainda abrir caminho para transferência de recursos públicos para o setor privado, além de adiar por até 10 anos o pagamento de dívidas do setor público com pessoas que ganharam ações judiciais de forma irrecorrível. A PEC 23 também sequestra parte do orçamento para emendas parlamentares, algo que, teme-se, possa ser usado inclusive para ‘comprar’ apoio à ‘reforma’ administrativa. O governo enfrenta dificuldades para votá-la em segundo turno e tenta pautá-la para semana que vem.

Deputados e ex-juiz candidato cobrados por ataques aos serviços públicos

Delegação do Sintrajud no ato de protesto contra o ex-juiz Sérgio Moro (Fotos: Valcir Araújo)

 

Apesar da presença menor de servidores, os impactos da mobilização repercutiram em diversos meios de comunicação já a partir da ‘recepção’ aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Repercussão impulsionada por uma coincidência: o ato acontecia quando passou pelo desembarque o ex-juiz, ex-ministro de Bolsonaro e presidenciável Sérgio Moro – que acabou sendo alvo do protesto, assim como de manifestações de outras pessoas que se encontravam no local.

A manifestação, que cobrou Moro pela postura parcial que pôs a perder as medidas positivas contra a corrupção que pareciam inspirar a Operação Lava-Jato, e a participação no governo Bolsonaro, repercutiu em diversos veículos de mídia por ter representado uma “estreia” negativa para o político que almeja uma candidatura presidencial pelo legenda Podemos (ex-PTN).

  Fonte: Sintrajud

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---