24/02/2022 - 15:40
A primeira reunião de 2022 do Conselho Deliberativo do Sindifiscal/MS reconduziu ao cargo de presidente do CD Nelson Schneider, Delegado Sindical de Mundo Novo, e como secretário, Kleiton Cruz, Delegado Sindical de Aquidauana. Conforme o presidente Francisco Carlos Assis, a recondução foi ocasionada por mérito de ambos, alcançado na excelência dos trabalhos realizados no último mandato. “Fizeram uma excelente gestão e, por isso, foram reeleitos por unanimidade”, pontuou.
O presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, participou pela primeira vez da reunião do CD. A necessidade de participação política foi o principal tema do presidente da Federação. “É no espaço da política que construímos as soluções e, por isso, precisamos lutar por nossa representatividade nesse espaço”, comentou. Charles lembrou da importância da mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 32, que delibera sobre a Reforma Administrativa e só não foi aprovada ainda por conta da movimentação dos sindicatos. “Essa mobilização foi feita no âmbito político”, destacou o presidente da Fenafisco.
Chiquinho, no começo da reunião, apontou que pretende discutir com os filiados sobre a importância de debater a participação política. A Diretoria está agendando reuniões no interior durante o mês de março para tratar de diversas pautas incluindo esse assunto. "Nosso papel é ter presença no cenário político, principalmente nessas decisões que tanto nos afetam, e queremos oportunizar a troca de ideias das lideranças com a nossa base”, pontuou o presidente.
Celso Malhani, Diretor Administrativo da Fenafisco, também participou da reunião e apresentou sobre as discussões em torno das PECs. A que trata da Reforma Administrativa não tem ambiente político no Congresso Nacional para ser votada antes das eleições de outubro desse ano. Já a PEC 110, que trata da Reforma Tributária, onde se inclui tema da administração tributária e da carreira, teve mudanças no texto. “Conseguimos fazer os ajustes”, pontuou.
Outra deliberação foi sobre a realização da Assembleia Geral Ordinária. A Assembleia para análise das contas de 2021 foi marcada para o dia 26 de março e será no formato híbrido.
Também foi aprovado o projeto de Valorização da Categoria que prevê uma série de ações de comunicação para enaltecer o trabalho do Fiscal Tributário Estadual.
Outros assuntos administrativos foram deliberados prevalecendo sempre o alto nível das discussões.