Nota pública | Incentivos fiscais

O governo Bolsonaro coloca em xeque a entrega de serviços básicos como saúde e educação estabelecidos na Constituição como direitos universais e fundamentais de todos os brasileiros que devem obrigatoriamente ser garantidos pelo Estado


28/03/2022 - 17:10

A Fenafisco vem alertar a população sobre o rombo causado nas contas públicas pelos incessantes incentivos fiscais dados pelo governo federal aos mais diversos setores. Em uma atitude populista, o governo Bolsonaro coloca em xeque a entrega de serviços básicos como saúde e educação estabelecidos na Constituição como direitos universais e fundamentais de todos os brasileiros que devem obrigatoriamente ser garantidos pelo Estado.
 
Segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (21/03), as medidas adotadas nos últimos meses correspondem a uma perda de R$ 54,2 bilhões no orçamento de Estados, Municípios e União. É no mínimo uma irresponsabilidade da equipe econômica conceder benesses tributárias a tantos setores, em um país que ainda vive uma pandemia e precisa estar ao lado da população, fornecendo serviços de qualidade nas mais variadas áreas.
 
A Fenafisco demonstra a sua preocupação e reitera a sua posição crítica a esse tipo de medida que, além de não enfrentar a crise, agrava a brutal regressividade do sistema tributário, que impacta diretamente na promoção da desigualdade. O que o Brasil precisa é de medidas que deixem o Estado brasileiro mais forte, mais preparado para o enfrentamento da grave crise econômica que vivemos, e não de ações que só beneficiam alguns setores econômicos, deixando à mingua as finanças de Estados, Municípios e União.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---