Equipe de transição de Governo de Dourados adere consultoria e sugestões
Em reunião com a equipe de transição da Prefeitura de Dourados, o Diretor do Observatório Econômico e Departamento de Assuntos Parlamentares e Institucional do Sindifiscal/MS, Clauber Aguiar, e o Vice-Diretor de Assuntos Jurídicos, Everson Leite Cordeiro, apresentaram para a nova Gestão Municipal o Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento Econômico.
Segundo Clauber Aguiar, as sugestões foram dadas conforme a análise das receitas, despesas e da situação fiscal do Município. “Várias sugestões foram apresentadas em cima das análises que foram feitas. Foi tratado ainda o projeto para desenvolvimento do município”, comenta.
O projeto foi elaborado pelo Sindifiscal/MS para dispor a todas as Prefeituras do Estado e colocado à disposição de Dourados a partir da celebração de um Termo de Cooperação Técnica que será firmado entre o município e o Sindifiscal/MS abordando a questão orçamentária e fiscal.
“Esse é um programa de consultoria permanente com dois eixos, onde um é o monitoramento e gestão do orçamento e da situação fiscal do município de Dourados, e o outro braço da consultoria permanente diz respeito ao empreendedorismo focado nas micro e pequenas empresas do Município”, explica Clauber.
Além da consultoria, oficinas serão disponibilizadas e agendadas durante o ano, e abordarão temas de gestão empresarial com foco em fomentar o desenvolvimento dos empreendedores do Município que carecem de orientação para que possam obter sucesso nos seus negócios.
A parceria foi solicitada pelo Prefeito eleito de Dourados e tem previsão de assinatura do Termo de Cooperação no início de 2021.
Nessa reunião já foram colocadas várias sugestões para equipe de transição e do Prefeito para que esteja sendo aproveitado aquilo que eles acham que seja interessante no primeiro momento, e a partir da posse do Prefeito Alan Guedes temos a previsão no início do ano da assinatura do Termo de Cooperação e formalização dos trabalhos que serão realizados”, explica Clauber.
O projeto Observatório Econômico se compromete a produzir relatórios mensais com a análise de todas as receitas por grupos de receitas que o Município possui. Esse relatório será mensal contemplando todas as receitas e despesas, assim mostrando em cima delas uma análise relativa ao crescimento real e nominal de cada componente.
Ainda dentro desse trabalho, por um ano, haverá um auxílio à equipe do Prefeito para a elaboração do orçamento do ano seguinte.
Há, ainda, as oficinas que visam o desenvolvimento dentro do empreendedorismo do Município.
O Observatório Econômico ainda conta com estagiários de economia da UFMS dentro da nossa equipe que irão auxiliar na elaboração de convênios e projetos para obtenção de recursos da União e do Estado, e depois acompanhamento da execução desses convênios e prestação de contas necessárias.
“É um projeto que nasceu dentro da nossa expertise sobre tributos, receita e orçamento, e nesse sentido ao nos juntar à UFMS abre-se a perspectiva de levar até as prefeituras algo que pode alavancar uma boa gestão a todos os municípios do nosso Estado. Dourados, como segundo maior município do nosso Estado já abre nosso projeto com chave de ouro e nos traz um grande desafio de fazer mais e melhor sempre.”, salientou o presidente do Sindifiscal-MS Francisco Carlos de Assis.