Para estimular empregos, governo avalia retomar proposta de capitalização para a aposentadoria




04/06/2020 - 09:10

BRASÍLIA - Em busca de uma estratégia para amenizar o crescimento do desemprego provocado pela pandemia do novo coronavírus, integrantes da equipe econômica liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliam ressuscitar o plano de incluir novos trabalhadores em um regime alternativo de Previdência: a capitalização.

Uma das ideias sobre a mesa de Guedes para reduzir o custo da mão de obra e estimular empresários a fazer novas contratações é retomar o projeto da criação da carteira de trabalho Verde e Amarela, voltada para jovens, com o novo regime de Previdência.

Esse modelo de contratação formal de mão de obra teria a atual contribuição para a Previdência no regime de repartição por um sistema de capitalização. Nesse regime, cada trabalhador decide quanto contribuir para formar uma poupança que bancaria sua aposentadoria no futuro.

Dessa forma, os encargos trabalhistas seriam menores para o empregador, que não teria que arcar com a contribuição para o INSS dos novos funcionários por meio da Carteira Verde e Amarela.

O regime previdenciário de capitalização foi rejeitado pelo Congresso na votação da reforma da Previdência. A medida provisória que criaria a carteira Verde e Amarela perdeu validade antes de ser votada.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Diretoria Executiva do Sindifiscal/MS parabeniza o Secretário de Fazenda Flávio César pela eleição para a presidência do Comsefaz

Secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul assume o comando do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal.

Alta da Selic e protecionismo internacional podem impactar indústria de MS em 2025

Segundo economista, agroindústria deve manter setor industrial em ritmo estratégico

Fim de semana será quente, com chuva rápida e alerta de ventos fortes em MS

Em Campo Grande, o céu amanheceu parcialmente nublado, com 23°C. Ao longo do dia, a temperatura pode chegar aos 28°C




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---