O departamento Observatório Econômico com os dados de arrecadação consegue mapear a economia da localidade bem como suas relações de interdependência com o cenário nacional. O presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho, e o diretor de Relações Institucionais e Políticas e responsável pelo projeto, Clauber Aguiar, já tinham apresentado o projeto, que já está a serviço das prefeituras de Dourados, Rio Brilhante, Sete Quedas e mais 13 municípios que compõem o Conisul (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul do MS).
“Estamos satisfeitos com o resultado de um trabalho que antes era feito internamente e que fornecia à diretoria da entidade informações para análise de arrecadação e agora fomentará o desenvolvimento dos municípios e regiões. Depois da campanha municipal, percebemos a dificuldade de acesso a esses dados e fizemos um estudo de como fornecer essas informações técnicas que, no fim, facilita a vida da Prefeitura e garante benefício aos cidadãos”, explicou Chiquinho.
O prefeito de Paranaíba fez questão de gravar um vídeo informando aos cidadãos sobre a assinatura do termo de compromisso. "O custo desse projeto será baixíssimo e possibilitará melhor gestão de processos e projetos do município”, afirmou.
O Observatório Econômico que produz pesquisas e elabora estudos técnicos com o objetivo de suprir a Diretoria Executiva do Sindifiscal-MS com informações e propostas que possibilitem sua atuação no cenário governamental, foi adaptado às prefeituras em 2020 e colocou os fiscais tributários em evidência. “Com isso o poder executivo e a população passaram a ter um olhar diferenciado para o fiscal tributário. Ele não é um mero cobrador de tributos, é um profissional que consegue analisar dados e suprir uma lacuna técnica nas prefeituras”, explicou Chiquinho.
OBSERVATÓRIO ECONÔMICO O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.