Pela primeira vez, Assembléia Ordinária acontece em formato híbrido

O dia 30 de outubro de 2021 entrará para a história do Sindifiscal/MS. Pela primeira vez, a Assembleia Ordinária aconteceu em formato híbrido. Presencialmente, a diretoria executiva da entidade e os membros do Conselho Fiscal se reuniram para apresent


01/11/2021 - 19:32

O dia 30 de outubro de 2021 entrará para a história do Sindifiscal/MS. Pela primeira vez, a Assembleia Ordinária aconteceu em formato híbrido. Presencialmente, a diretoria executiva da entidade e os membros do Conselho Fiscal se reuniram para apresentar virtualmente os Balanços Geral Unificado e seus anexos, relativos aos exercícios de 2019 e 2020. Do outro lado da tela, sem risco e com a comodidade de assistir e votar os filiados.

A pandemia fez com que as reuniões da Assembléia fossem adiadas. Mas novas alternativas foram ajustadas para que os 1.132 filiados não ficassem sem conhecer e opinar sobre a prestação de contas dos anos anteriores. A diretoria se organizou e se preparou tecnicamente para levar não apenas virtualmente as informações, mas levar com qualidade e facilidade de acesso aos filiados os balancetes e a prestação de contas da entidade. Os dois balancetes foram aprovados pelos associados. 

“Mesmo com todos os desafios que tivemos nos últimos anos, estamos entregando hoje os balancetes. Eu, como associado, fico tranquilo ao verificar a robustez financeira que a entidade tem hoje”, apontou o presidente do Sindifiscal/MS, Francisco Carlos de Assis. Ele lembrou ainda do desafio da diretoria que tinha como perspectiva a redução de 25% da receita. Chiquinho apontou a decisão acertada da época das eleições de não vincular a escolha do Conselho Fiscal com a chapa. “Em todas as eleições anteriores, o Conselho Fiscal era atrelado à diretoria ganhadora. A decisão de não fazermos esse vínculo foi acertada. Enxergamos toda a tecnicidade do Conselho Fiscal qualificado com a melhoria e qualificação da gestão”, elogiou.

Com a entrada dos novos membros do Conselho Fiscal, o código fiscal está sendo alterado, bem como a assessoria contábil foi mudada. “O formato da prestação de contas não estava mais atendendo aos associados. Hoje a prestação é feita toda num formato on-line e está disponível aos sindicalizados”, explicou o presidente do Conselho Fiscal, Wilson Alonso Costa. A pandemia e a troca de dois membros do CF também prejudicaram a apresentação das contas aos associados e, mesmo que as restrições estejam mais brandas, o Conselho optou por responder, mesmo que fosse num formato on-line aos associados.

 

Todas essas restrições trouxeram um novo desafio. Com um grupo de sindicalizados em sua maioria acima dos 60 anos, a ideia era facilitar as votações. Dessa forma, uma plataforma foi incluída no site da entidade e os participantes puderam votar e ainda ter vez e voz durante a reunião. “A tecnologia veio para nos ajudar e a gente precisava garantir que os associados pudessem participar sem dificuldades, o resultado foi excelente”, comemorou Chiquinho.

Daniel Pereira de Carvalho, secretário do Conselho Fiscal mencionou que as prestações de contas estão à disposição dos associados pela área restrita do site. “O material também foi encaminhado em formato impresso às casas dos sindicalizados”, comentou.

O deputado estadual e associado ao Sindicato, Amarildo Cruz, também participou da reunião. Ele, que estava em Miranda, destacou a importância e a preocupação do Sindifiscal em dar retorno aos associados e elogiou o formato da reunião, que a tornou mais democrática.

O presidente do Sindicato deixou dois desafios para 2022: o envolvimento do Sindicato nas eleições e discutir o patrimônio do Sindifiscal/MS. “O desafio é entregar mais e temos esse ambiente. Temos que discutir o tamanho do nosso patrimônio, mantivemos chácaras, pesqueiros, então o custo para mantermos esse benefício passou a ser alto. E, não podemos esquecer de falar sobre qual modelo de política sindical nós queremos”, finalizou.

A Diretoria Executiva já trabalha com a possibilidade de uma próxima Assembleia Geral híbrida onde haverá a possibilidade dos filiados estarem tanto no modo presencial como de suas casas, participando pelos diferentes canais da entidade.

 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---