Pesquisa encontra proteína que freia câncer de mama e metástase




20/05/2014 - 00:00

Pesquisadores espanhóis descobriram que a proteína TC21 tem um papel essencial no desenvolvimento de câncer de mama e da metástase de pulmão, dois processos malignos que ficam bloqueados quando esta proteína é inibida ou eliminada.

A pesquisa, dirigida e apresentada hoje em entrevista coletiva pelo investigador do CSIC (Centro Superior de Pesquisas Científicas) Xosé R. Bustelo, foi publicada na "Nature Communications" e financiada pela Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC).

O estudo pré-clínico realizado com ratos confirmou que ao inibir esta proteína não só se impede o crescimento dos tumores de mama mais comuns e da metástase de pulmão, mas também dos dois tipos de câncer de mama mais agressivos: o Her2 e os triplos negativos, os subtipos mais difíceis de tratar por conta de sua alta malignidade.

O estudo também permitiu descobrir que a inibição ou inativação crônica desta proteína "pode fazer com que o tumor desenvolva mecanismos de resistência para combater a inibição desta proteína", um risco especialmente elevado nos tratamentos crônicos ou muito longos, segundo Bustelo.

No entanto, os pesquisadores também identificaram os mecanismos moleculares que desencadeariam essa resistência, "o que significa que também será possível desenvolver estratégias terapêuticas para prevení-la", especificou o investigador.

"Demonstramos que esta proteína pode ser uma bom alvo terapêutico para o câncer de mama porque sua inibição não causa danos ao organismo e, por outro lado, é muito efetiva para frear os tumores de mama e a metástase de pulmão", mas a partir de agora os esforços da pesquisa se centrarão em encontrar inibidores desta proteína.

"É um caminho longo que representa anos de estudo e de várias fases e provas até chegar a um tratamento efetivo" em pacientes, mas "vale a pena apostar nisso", assegurou Bustelo.

Por sua vez, Balbino Alarcón, pesquisador do CSIC e um dos co-autores do estudo, explicou que a inibição também é efetiva para outra classe de tumores como os linfomas, embora inútil como tratamento terapêutico para outros tipos de câncer como o de pele, o de cólon ou o de pulmão.

Fonte: Terra

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---