PIB brasileiro começou ano em alta, indica Serasa




20/03/2014 - 00:00

A economia brasileira começou 2014 com crescimento. Levantamento da Serasa divulgado nesta quinta-feira (20.03) indica que o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve alta de 0,4% em janeiro, na comparação com dezembro, acima das expansões de 0,1% e 0,2% dos dois meses anteriores. Frente a janeiro de 2013, a alta foi estimada em 2,3%.

A expectativa da Serasa para o PIB veio abaixo da divulgada pelo Banco Central. Na última semana, o BC divulgou o IBC-Br, que busca ser uma espécie de prévia do indicador, que indicou expansão de 1,26% em janeiro frente ao mês anterior.

Setores – O indicador mostra que a maior alta na comparação com dezembro veio da indústria, que se recuperou e cresceu 2,5%, após dois meses de contração. O setor de serviços teve alta de 0,6%, enquanto a agropecuária cresceu 0,2%.

“O verão desse ano mais quente e mais seco do que o normal, impulsionando o consumo e produção de determinados bens (energia elétrica, bebidas, ventiladores, condicionadores de ar, etc.) e o processo de recomposição de estoques após as vendas de final de ano impulsionaram a atividade econômica em janeiro/14”, afirma a Serasa em nota.

Pelo lado da demanda, o indicador aponta que os investimentos (formação bruta de capital fixo) voltaram a crescer, com alta de 2%. O consumo das famílias registrou alta de 0,4%, enquanto os gastos do governo se expandiram em 1,8%.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Quarta-feira em MS será de céu claro e temperaturas em elevação

Máxima para a Capital não deve ultrapassar os 29ºC

Quem deve fazer a declaração de imposto de renda em 2025?

Confira o que mudou para este ano, quais as regras e o prazo para a entrega da declaração do IRPF à Receita Federal

Entenda como fusão entre Gol e Azul pode afetar o preço das passagens aéreas

Negócio ainda precisa ser formalizado pelas empresas e aprovado pelos órgãos de regulação. Especialistas apontam barreiras à entrada de novas aéreas no Brasil, caso fusão seja concluída.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---