A economia brasileira saiu da recessão técnica no terceiro trimestre de 2014. De julho a setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% na comparaçao com o trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A chamada recessão técnica acontece quando o PIB tem dois trimestres seguidos de queda. No primeiro e no segundo trimestres deste ano, houve quedas de 0,2% e 0,6%, respectivamente.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2013, no entanto, houve queda de 0,2% no PIB. Para Rebeca de La Rocque Palis, gerente da coordenação de Contas Nacionais do IBGE, o resultado de 0,1 não pode ser considerado um crescimento. “Em geral, a gente considera as taxas menos 0,5 e mais 0,5 como variações. Você não pode dizer que foi um crescimento nem que foi uma queda. Então, é perto da estabilidade para qualquer variável”.
Acumulados e expectativas
De janeiro a setembro, a economia teve expansão de 0,2% frente ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado em quatro trimestres, a alta é de 0,7%. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2014 alcançou R$ 1,289 trilhão.
O mercado financeiro já espera um crescimento fraco da economia para este ano. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central com mais de cem instituições financeiras – o Boletim Focus – a previsão dos economistas é que o PIB tenha uma alta de 0,2% no ano.
Fonte: G1