O Sindate deu início na manhã desta segunda-feira à uma série de reuniões nas quais será elaborado o planejamento estratégico da instituição para o triênio 2014/2016. O evento está sendo realizado durante todo o dia de hoje, estendendo-se durante a terça-feira, na sala de convenções do Bahamas Apart Hotel, em Campo Grande.
Participam do evento membros da diretoria executiva do sindicato e do Fundo Mútuo, conselheiros, delegados sindicais e integrantes dos departamentos técnicos da instituição. As discussões e a elaboração do planejamento estratégico contam com o apoio da Fenafisco, que designou diretores para participar do evento em Campo Grande.
Na abertura do evento o presidente do Sindate Marco Aurélio Cavalheiro Garcia discorreu a respeito da necessidade de serem estabelecidas metas a serem cumpridas ao longo desta gestão. “Vamos colocar as ideias que temos no papel e mobilizar os meios técnicos, humano e material para que possamos executar, na medida do possível, tudo o que a categoria espera de nossa administração”, argumentou.
Quanto à participação de membros da Fenafisco no evento, Marco Aurélio disse que “a experiência desses colegas com certeza irão nos auxiliar na definição pelo menos de parte das ações que iremos desenvolver à frente do sindicato”. Por sua vez, o presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, falou a respeito da importância de a base sindical também auxiliar na elaboração do planejamento.
“É importante que a diretoria do Sindate discuta esse planejamento com as bases para que todos os filiados possam participar do processo, com críticas e sugestões”, destacou.
Já o diretor Formação Sindical e Relações Inter-Sindicais da federação, Rogério Macanhão, ressaltou que a importância do planejamento é percebida quando no dia-a-dia das atividades sindicais “acabamos por deixar algumas iniciativas importantes de lado em função da agenda apertada que marca a atuação sindical”. Com o planejamento, explicou, “somos mantidos no foco das ações de interesse dos filiados e da entidade”.
Ao promover a abertura dos trabalhos nesta segunda-feira, o facilitar do planejamento Cícero Cavalcante, disse que o cerne da iniciativa é a participação. “Trata-se de um processo eminentemente participativo, e não normativo. Portanto, para que alcancemos êxito e venhamos a atingir os objetivos propostos, quanto maior a participação, melhor para a categoria e para o sindicato”.
Ao finalizar, o diretor de Formação Sindical do Sintaf-CE, José Nilson Fernandes Filho, disse que essa é a grande oportunidade de os diretores e filiados avaliarem o que é o sindicato e como cada um se insere no contexto de suas ações. “É o momento de se buscar as alternativas visando à fortalecer a entidade e os filiados como categoria”, finalizou.