Prefeitos preferem reforma tributária fatiada nos moldes do governo




14/06/2021 - 08:34

Prefeitos preferem reforma tributária fatiada nos moldes do governo

 

Representantes da Frente Nacional dos Prefeitos afirmaram ao governo federal que preferem a proposta de reforma tributária fatiada defendida pelo ministério da Economia. A outra possibilidade seria uma reforma mais ampla, apresentada pelo pelo relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A escolha dos prefeitos foi comunicada durante reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os gestores estaduais argumentaram que a melhor solução seria seguir a reforma proposta pelo movimento “Simplifica Já”, que não impactaria nos impostos municipais, mas que caso ela não fosse adiante, a alternativa do governo é a melhor opção. A ideia dos prefeitos é que a fatia sobre os tributos dos municípios fique para o fim e nem chegue a ser votada por causa da chegada do período eleitoral.

Na última quarta (9), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) condenou o plano do governo de diferenciar a alíquota do setor de serviços na reforma tributária, enquanto a indústria teria que pagar impostos mais altos. O Ministério da Economia estuda a proposta. Segundo o ministro Paulo Guedes, a alíquota pode ficar em 8%, inferior aos 12% oferecidos para a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) para que a carga tributária do setor não aumente.

Já a CNI acredita que a proposta é equivocada tanto do ponto de vista econômico quanto do social, já que a carga tributária da indústria de transformação é de 46,2% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto o setor de serviços é de 22,1%.

  Foto: Vinicius Cardoso Vieira/ESP. CB/D.A Press Fonte: Diário de Pernambuco

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Céu parcialmente claro e calor marcam véspera de feriado em Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, os termômetros registraram 24ºC pela manhã, e a máxima prevista para hoje não deve ultrapassar os 31ºC

Reforma tributária: cashback e alíquota menor para profissionais liberais são maiores mudanças para baixa renda, diz levantamento

Pesquisa mostra ainda que maioria das pessoas aptas a receber cashback priorizaria o pagamento de mercado e contas básicas com os recursos estornados.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS

Uma das reuniões foi com a Bracell, que confirmou e alinhou os próximos passos para construção de uma fábrica de celulose em Água Clara




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---