Os secretários da Prefeitura Municipal de Paranaíba participaram na última semana de uma oficina de qualificação que vai ajudá-los a traçar projetos e processos para desenvolvimento econômico e social do município. O curso é parte da cooperação oferecida pelo Sindicato Estadual dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal-MS), por meio do projeto Observatório Econômico, idealizado pelo presidente da instituição, Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho, sendo criado e executado pelo diretor do projeto FTE Clauber Aguiar. “Passamos dois dias em Paranaíba para que a equipe de secretários pudesse acompanhar, desenvolver e gerenciar projetos, mapeando processos na gestão municipal que com certeza oportunizará melhoria no gasto com desenvolvimento de boas ações tributárias e financeiras”, explicou Clauber. O Projeto Observatório Econômico, a partir de dados de arrecadação, consegue mapear a economia da localidade bem como suas relações de interdependência com o cenário nacional. “Inicialmente ele servia para dar embasamento técnico à diretoria executiva”, comentou o presidente Chiquinho. Com o tempo e as dificuldades dos municípios em correlacionar dados econômicos nacionais com a realidade local, o Sindifiscal-MS viu a oportunidade de colaborar apresentando o Observatório Econômico aos prefeitos.
A secretária de Finanças do município, Fernanda Queiroz Andrade Marques, comentou que o projeto vai contribuir com o planejamento econômico, com gerenciamento de recursos e elaboração de propostas. “Fazer este mapa da economia local e receber assessoria do Sindifiscal/MS reforça ainda mais a nossa intenção de cumprir com os nossos projetos e obrigações com a sociedade”, destaca. Para Fernanda, a credibilidade e a experiência dos Fiscais Tributários Estaduais vão contribuir para promover a gestão tributária e orçamentária nos municípios. “As nossas expectativas são as melhores possíveis, pois acreditamos na seriedade do trabalho oferecido pelo Sindifiscal e na sua iniciativa em ajudar os municípios a promover gestão na área tributária e orçamentária, o que nos possibilitará capacitar ainda mais os nossos servidores que contribuem nos processos e desenvolvem ações cujos objetivos são de aumentar as receitas próprias e a captação de recursos nas esferas estadual e Federal, minimizando as despesas municipais”, apontou.
Os resultados apareceram com os Acordos de Cooperação não só com os municípios, mas também com os Consórcios Intermunicipais. “A intenção é tornar os municípios mais eficientes na captação e aplicação de recursos, para garantir um Mato Grosso do Sul mais desenvolvido”, comentou o presidente. OBSERVATÓRIO ECONÔMICO O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao SINDIFISCAL/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.