A possibilidade de formação de um ciclone extratropical sobre a região Sul do país perdeu força, e com isso o risco de eventos extremos como tempestades generalizadas em Mato Grosso do Sul diminuiu. No entanto, o tempo segue instável no estado, com pancadas de chuva mal distribuídas e sensação de frio mais presente nos próximos dias.
Apesar da ausência de uma massa de ar frio, a cobertura de nuvens reduz a intensidade do calor. O abafamento ainda será sentido em algumas áreas, mas as temperaturas não devem alcançar os picos mais elevados da semana.
De acordo com a Climatempo, a presença de uma área de baixa pressão no Paraguai, aliada à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, mantém a umidade elevada sobre o estado, o que favorece a formação de nuvens carregadas.
Segundo a previsão meteorológica, esta sexta (25) será predominantemente nublado, com possibilidade de chuva em vários momentos, inclusive em Campo Grande, onde já houve registro de garoa nas primeiras horas da manhã.
A instabilidade é mais intensa no norte do estado durante o início do dia, mas pode se estender para outras regiões com o avanço das nuvens.
Na capital sul-mato-grossense, os termômetros devem ficar abaixo dos 30 °C. Em contrapartida, rajadas de vento entre 40 e 50 km/h podem ser registradas em várias localidades.
Segundo a Climatempo, o fim de semana seguirá com tempo instável. No sábado (27) e no domingo (28), o sol até pode aparecer pela manhã, elevando gradualmente as temperaturas.
No entanto, as pancadas de chuva voltam a ganhar força durante a tarde, principalmente no centro, sul e oeste do estado.
No domingo (28), o alerta de chuva mais intensa se volta ao norte e oeste sul-mato-grossense, influenciados pela instabilidade vinda de Mato Grosso.
A tendência para o início da próxima semana é de continuidade desse padrão meteorológico. A umidade seguirá elevada, com potencial para pancadas de chuva moderadas a fortes em boa parte do território, inclusive em Campo Grande.
Com isso, mesmo sem a formação do ciclone prevista anteriormente, o fim de semana será marcado pela combinação de céu fechado, pancadas isoladas e temperaturas que oscilam entre o leve frio e o abafamento em Mato Grosso do Sul.
Cidades com mais chuva nesta sexta-feira (25)
- Miranda – 9 mm
- Bodoquena – 7 mm
- Pedro Gomes – 5 mm
- Campo Grande – 4 mm
- Sidrolândia – 4 mm
- Chapadão do Sul – 4 mm
- Rochedo – 4 mm
- Coxim – 4 mm
- Sonora – 4 mm
- Dois Irmãos do Buriti – 4 mm
Cidades mais frias de MS nesta sexta-feira (25)
- Corumbá – 32°C
- Ladário – 31°C
- Porto Murtinho – 31°C
- Alcinópolis – 30°C
- Miranda – 30°C
- Rio Negro – 30°C
- Sonora – 29°C
- Figueirão – 29°C
- Cassilândia – 29°C
- Coxim – 29°C