Programa de Rodrigo terá foco em avaliação de políticas e cenário de reforma tributária

Economista Zeina Latif foi escolhida para coordenar o programa de governo do tucano em São Paulo


06/07/2022 - 12:04

Escolhida na segunda-feira (4) pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), como coordenadora do programa da campanha à reeleição, a economista e secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, pretende adotar como alicerces a avaliação regular das despesas e das políticas públicas do estado, maior integração entre o setor público e a iniciativa privada e a perspectiva de discussão e aprovação de uma reforma tributária federal e suas consequências no estado mais rico do país.

Zeina foi escolhida pelo tucano para coordenar o programa de governo na tarde de segunda-feira (4). O anúncio foi feito publicamente pelo governador em entrevista ao programa “Roda Viva” e, nesta terça-feira (5), também foi confirmada a participação do diretor-executivo da Fundação Seade, Bruno Caetano, na elaboração do documento.

Para a economista, a pandemia trouxe um aprendizado à sociedade sobre a importância da ciência não só em desenvolvimento de vacinas, mas na tomada de decisões que envolvem a vida das pessoas, e da qualidade do capital humano na máquina pública.

“Política pública não é sair fazendo. Envolve muita ciência e competência da parte de quem desenha e implementa as políticas públicas”, afirmou Zeina.

“Os alicerces do programa envolvem spending review (revisão periódica dos gastos públicos), avaliação de resultados, maior integração entre iniciativa privada e setor público com vistas a melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, pensar em quanto isso impacta e melhora a vida de quem vive e trabalha no estado.”

A economista também quer trabalhar com um cenário em que haja discussão e aprovação de uma reforma tributária nos moldes propostos pelo também economista Bernard Appy, com fases de transição e unificação de tributos federais, estaduais e municipais em um imposto sobre bens e serviços (IBS) ou sobre valor agregado (IVA).

“Há uma série de questões envolvidas nesse debate além do aspecto tributário em si, como indústria 4.0, produtividade e dinamismo da economia, e é preciso pensar na preparação do estado para isso”, explicou Zeina.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

 

Fonte: CNN Brasil

 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---