Proposta altera cobrança de ICMS em vendas pela internet




23/01/2014 - 00:00

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 282/13), que modifica o sistema de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as operações efetivadas pela internet, tramita na Câmara dos Deputados. A PEC é de autoria do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).

 A PEC abrange as transações realizadas pela internet e que viabilizem bens e serviços ao consumidor final em outro estado, além de outras vendas não presenciais, como as comercializadas em showrooms, por telemarketing ou por representantes de venda. 

Pelo texto, o estado onde se localiza o destinatário do produto deverá receber o pagamento da diferença entre a alíquota interna e a interestadual do imposto, mesmo que o comprador não pague ICMS. A responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente a essa diferença será atribuída ao destinatário, quando for ele contribuinte do imposto; e ao remetente, quando o comprador não for contribuinte.

Legislação Atual - Atualmente, quando ocorre uma operação interestadual que envolve contribuintes do ICMS, é feita a partilha do imposto entre o estado de origem e o de destino da mercadoria. Nesse caso, compete ao estado de destino a diferença entre as alíquotas. Porém, isso não ocorre quando o comprador de outra unidade da Federação é o consumidor final e não paga o tributo. Assim, todo o imposto fica para o estado responsável pela venda do bem ou do serviço.

Tramitação - A proposta terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, seguirá para uma comissão especial, antes de ser votada pelo Plenário.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---