'Queremos trocar o imposto cruel pelo feioso', diz Guedes sobre nova CPMF




02/09/2020 - 10:28

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo quer trocar as contribuições patronais sobre a folha de pagamentos por um imposto digital, nos moldes da antiga CPMF.

Segundo Guedes, o governo deve enviar nas próximas semanas as propostas do governo para a reforma tributária. "Queremos trocar o imposto cruel pelo feioso", disse Guedes, em a criação de um imposto sobre pagamentos para compensar a desoneração da folha de pagamentos.

Em entrevista ao UOL, Guilherme Afif, assessor especial do ministro, disse que até o dia 15 agosto as demais partes do projeto chegariam ao Legislativo. Inicialmente, o governo esperava fatiar o projeto em quatro fases.

Auxiliares de Guedes têm reclamado da falta de apoio político para o debate e o envio ao Congresso de propostas da equipe econômica, como a reforma administrativa e as privatizações. Isso contribuiu para saída de Salim Mattar e Paulo Uebel do governo.

A primeira parte da reforma tributária, entregue em 21 de julho, unifica o PIS e a Cofins e cria a CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços), com alíquota de 12%. A unificação das contribuições não reduz impostos, mas simplifica o pagamento. Especialistas e representantes de diversos setores da economia afirmam que a proposta chega a aumentar os impostos. A segunda parte, segundo anunciou o secretário especial da Receita Feral, José Tostes, deve prever a simplificação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A terceira prevê uma mudança no IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica) e a criação da tributação de dividendos. A quarta parte da reforma deve reduzir ou acabar com a contribuição patronal de 20% sobre a folha de salários e criar a "nova CPMF".

Fonte: UOL

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Edital de Convocação Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo

Reunião está agendada para sexta-feira (14), no Hotel Marruá na cidade de Bonito/MS

Chuvas continuam, mas calor ganha força durante a semana em MS

Previsão indica que temperaturas devem ficar próximas dos 40°C, com umidade do ar baixa, mesmo com períodos de chuva

EDITAL DE CONVOCAÇÃO CONSELHO FISCAL DO SINDIFISCAL - MS

Reunião está agendada para terça-feira (11) na sede do SINDIFISCAL/MS




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---