Reajuste da energia para 5 municípios de MS é o maior aprovado este ano




20/08/2014 - 00:00

O reajuste para a tarifa de energia da Elektro, que atende cinco municípios de Mato Grosso do Sul, aprovado ontem pela diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o maior já concedido neste ano. Na média, ficou em 37,78%. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos (baixa tensão) terão aumento de 35,97% nas contas de luz. Em Mato Grosso do Sul, a alta vale para Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia.

Segundo o jornal Valor Econômico, o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, reconheceu o percentual de aumento médio da tarifa aprovado para a Elektro como o mais elevado de 2014. “Realmente é um reajuste muito alto, é o mais alto que já foi deliberado pela agência neste ano”, afirmou, na reunião pública que decidiu pelo aumento.

A fatura ficará 40,79% mais cara para a classe de consumo, que inclui a indústria e estabelecimentos de grande porte, que consumem energia de (alta tensão).

O aumento vale a partir do próximo dia 27 de agosto para 2,4 milhões unidades consumidoras de 223 municípios do Estado de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Aneel, o aumento do gasto com a compra de energia “foi o que mais pesou” na definição do índice de reajuste de 2014 da Elektro. Segundo Rufino disse ao Valor Econômico, a distribuidora trocou “grande quantidade” de energia velha (contratos antigos) pela aquisição do insumo mais caro neste ano.

De acordo com o diretor, o impacto sobre preço da energia comercializada pela Elektro ocorreu com os contratos firmados pelo “Leilão A-0” de 30 de abril, que previa a entrega imediata de energia já no dia seguinte. “A Elektro foi uma das empresas mais impactadas por essa troca de contratos. Seu mix de compra [de energia], que era o um dos mais baixos, aumentou significativamente”, disse Rufino. Foi uma licitação em caráter emergencial.

Fonte: Campo Grande News

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Quarta-feira em MS será de céu claro e temperaturas em elevação

Máxima para a Capital não deve ultrapassar os 29ºC

Quem deve fazer a declaração de imposto de renda em 2025?

Confira o que mudou para este ano, quais as regras e o prazo para a entrega da declaração do IRPF à Receita Federal

Entenda como fusão entre Gol e Azul pode afetar o preço das passagens aéreas

Negócio ainda precisa ser formalizado pelas empresas e aprovado pelos órgãos de regulação. Especialistas apontam barreiras à entrada de novas aéreas no Brasil, caso fusão seja concluída.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---