Receita alerta para golpe envolvendo falsa remessa internacional




22/01/2016 - 00:00

A Secretaria Receita Federal alertou nesta sexta-feira (22) sobre um golpe que envolve a promessa de envio de presentes, vantagens ou valores do exterior, aplicado principalmente pela internet. Para liberar supostas remessas retidas em portos e aeroportos, as pessoas são solicitadas a realizar um pagamento.

"Diariamente as Alfândegas nos aeroportos e portos brasileiros recebem ligações de cidadãos que 'conheceram' pessoas por redes de relacionamento social da Internet, ou receberam propostas de negócios por e-mail, como promessas de casamento com estrangeiros, recebimento de heranças de vultosos valores, envio de dinheiro, joias e outros bens, em troca de pagamentos de 'despesas' necessárias para o recebimento dessas 'vantagens'", informou o Fisco.

No final do golpe (normalmente depois de já ter recebido alguns pagamentos da vítima), a Receita Federal informou que o estelionatário envia pela internet documentos falsos que supostamente "comprovariam" a existência de carga ou remessa internacional, alegando que a mesma estaria retida no aeroporto ou porto para pagamento de taxas, tarifas ou impostos ou que foi apreendida e que "será necessário pagar mais uma alta soma para a liberação".

A Receita Federal advertiu que não devem ser efetuados pagamentos a pessoas ou empresas desconhecidas para a liberação de supostas cargas, malas ou encomendas internacionais "retidas" em portos e aeroportos, especialmente no caso de "presentes" enviados por contatos feitos na Internet/mídias sociais. Caso seja vítima do golpe, recomendou que o contribuinte notifique imediatamente as autoridades policiais. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode enviar seu questionamento ou contatar as unidades da Receita Federal.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Isenção de IPVA para veículos movidos a GNV em Mato Grosso do Sul segue em 2025

Medida visa tornar MS mais sustentável até 2030 e está alinhada aos ODS da ONU

Copom eleva juros básicos da economia para 13,25% ao ano

Alta do dólar e preço dos alimentos influenciaram decisão

Meteorologia prevê fim de semana com pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul

Campo Grande, a sexta-feira (31) amanheceu com muitas nuvens e temperatura de 23ºC. A máxima não deve ultrapassar os 26ºC




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---