Receita dos serviços cresceu 8,5% em 2013, aponta IBGE



Essa página teve 56 visualizações


19/02/2014 - 00:00

O setor de serviços brasileiro cresceu 8,5% em 2013, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19.02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento foi inferior ao registrado em 2012, de 10%.

Entre os segmentos de serviços, a maior alta no ano veio de transportes e correio, de 10,8%, com destaque para os crescimentos de 18% em transporte aquaviário e de 16,8% em transporte aéreo. Houve alta acima da média também em serviços prestados às famílias, de 10,2%, em que os serviços de alojamento e alimentação cresceram 10,6%.

Já os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 8,1% em 2013, os serviços de informação e comunicação, 6,9%, e outros serviços, 5,9%.

Dezembro – No último mês do ano, os serviços tiveram alta de 8,4% frente ao mesmo mês de 2012 – abaixo do crescimento de 8,8% registrado em novembro.

Os serviços prestados às famílias registraram variação de 9,5%, inferior às taxas de outubro (12,6%) e novembro (10,1%). Os serviços de informação e comunicação cresceram 7,0%, mesma taxa de novembro, mas inferior à de outubro (7,9%).

Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, variaram 5,9%, e os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias cresceram 13,9%.

O crescimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 6,7% em dezembro, contra 7,3% em outubro e 9,4% em novembro. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio cresceu 11,5% em dezembro, taxa superior às de outubro (9,9%) e novembro (10,2%).

Regiões – Em 2013, Mato Grosso liderou a expansão dos serviços entre as unidades da federação, com alta de 20,4%, seguido pelo Distrito Federal (15,7%), Ceará e Tocantins (ambas com 13,0%). Já as menores taxas foram registradas em Sergipe (3%), Piauí (3,4%) e Amapá (4,4%).

Fonte: G1

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Ministério da Saúde suspende vacina contra dengue após reações graves

Governo apura 42 casos severos após uso do imunizante; 2 óbitos seguem em investigação

Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 5,11% este ano

Para 2027, a projeção variou de 4,02% para 4,03%

Após fracasso, balneário em Bonito volta a leilão com desconto de R$ 5 milhões

Sem receber propostas em março, imóvel turístico de 35 hectares volta ao mercado com lance inicial de R$ 10 mi




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---