Reforma administrativa: Câmara pode limitar contratações temporárias no setor público



Essa página teve 36 visualizações


13/09/2021 - 08:57

Reforma administrativa: Câmara pode limitar contratações temporárias no setor público

Parlamentares querem estabelecer critérios e garantir que esse tipo de contrato não seja uma forma de repor cargos vagos. Relatório será votado essa semana

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma administrativa (PEC 32) deve votar o substitutivo ao texto do governo — apresentado pelo relator, Arthur Maia (DEM-BA) — esta semana. O parecer de Maia garante a estabilidade para todos os servidores, atendendo à demanda do funcionalismo. No entanto, parlamentares críticos à reforma e representantes do setor público ainda apontam outros itens que consideram "graves".
À coluna, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), Professor Israel Batista (PV-DF), disse que dois pontos serão trabalhados nesses últimos dias na comissão: os contratos temporários e as terceirizações.
"Queremos principalmente estabelecer um limite percentual para as contratações temporárias, porque do jeito que o relatório saiu poderá haver uma farra de contratações temporárias", observou.
O parlamentar ressaltou que essa questão será fundamental em especial para os municípios, onde há mais contratos temporários. A regulamentação dessa medida, inclusive, foi incluída no parecer do relator a pedido de prefeitos.
"Os municípios poderão definir por leis próprias quais carreiras terão contratação temporária. Assim, fica muito fácil para o ente estabelecer que agora os seus professores serão temporários", declarou.
CONCURSO PODE SER EXCEÇÃO O deputado enfatizou que a criação de um limite para esse tipo de contratação afastará riscos de prejudicar o serviço público. "Queremos evitar brechas de o concurso se tornar exceção na administração pública e o processo seletivo simplificado (com contratos por 10 anos) passar a ser o modelo usado".
'SUBSTITUIÇÃO SIM, REPOSIÇÃO NÃO' O presidente da Frente Servir Brasil e outros parlamentares também querem estabelecer os critérios para a contratação temporária. Ou seja, para que seja com a finalidade de substituir licenças, e não para a reposição de cargos vagos — por exemplo, devido a aposentadorias.
"Queremos que seja definido qual percentual da atividade docente poderá ser por esse tipo de contratação. A força médica de uma cidade: qual o percentual que poderá ser temporário? Vamos estabelecer aí 20%, 30%? Em que caso poderá ser assim, apenas para substituir licenças? Substituição sim, reposição não", defendeu.
Em relação à terceirização, o setor público considera que o relatório está flexibilizando essa opção de "forma extrema". "Está se abrindo espaço exagerado para essa terceirização. A gente entende que isso pode existir, mas a gente percebe que o texto está sendo muito frouxo nesse sentido", afirmou Batista. As categorias se mobilizam para frear o projeto. Na terça, o movimento tomará a capital federal: os servidores farão concentração às 14h no Congresso.

Relator da PEC, Arthur Maia detalhou o parecer em 31 de agosto, ao lado de Arthur Lira e Fernando Monteiro - Michel Jesus/Câmara dos Deputado

Relator da PEC, Arthur Maia detalhou o parecer em 31 de agosto, ao lado de Arthur Lira e Fernando MonteiroMichel Jesus/Câmara dos Deputado
VOTAÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS A comissão especial inicia, na terça-feira (dia14), a votação do substitutivo do relator. O parecer foi detalhado por Arthur Maia em 31 de agosto, ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e da comissão especial, Fernando Monteiro (PP-PE).O texto foi protocolado no dia seguinte. A reunião de terça está marcada para as 9 horas, no plenário 2.No mesmo horário e local, haverá reuniões na quarta e quinta. O relatório inclui ainda a avaliação de desempenho — tema que não foi tratado ainda pelo governo.
Fonte: O Dia

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Mercado prevê inflação de 4,86% em 2026

Expectativa é que economia do país cresça 1,85%

Governo divulga novos preços de combustíveis para cálculo do ICMS

Valores definidos pelo Confaz servem de base para tributação estadual e entram em vigor em 1° de maio

Renda comprometida do brasileiro com dívidas atinge nível recorde, diz BC

Quase metade da população está endividada no Brasil




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---