Reforma tributária e medidas de estímulos à economia são debatidas na CDL-BH

Evento contou com representantes dos setores de comércio e serviços, além do senador Alexandre Silveira (PSD). Político também falou sobre a Serra do Curral


06/05/2022 - 08:28

As reformas tributárias, administrativa e econômica e medidas de estímulo ao setor produtivo em Minas foram temas de um debate promovido nesta quinta (5) pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte. O evento contou com a presença de representantes de setores produtivos, além do senador mineiro Alexandre Silveira (PSD).

O político afirmou que é necessário que o país realize as reformas. "Sabemos o quanto representam o comércio e o serviços para Minas e para o Brasil. É necessário debater as reformas tributárias e administrativas, que precisam avançar neste país, para desburocratizar o país, de forma a gerar mais renda, emprego e reduzir as desigualdades sociais", afirmou Silveira.

Segundo o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, o comércio e os prestadores de serviços sofreram com a pandemia e que medidas de estímulos ao setor devem ser aplicadas. Ele defender ainda a redução da carga tributária brasileira.

"Em um passado recente, a carga tributária girava em torno de 22%; hoje, bate na casa dos 37%. Então, é preciso uma revisão disso. A carga tributária deve ser justa, chegar aos setores de maneira justa, de maneira que não pese para ninguém, ou seja, que não alivie para a indústria, mas penalize comércio e serviços, para qu as empresas possam continuar de portas abertas, gerando empregos e renda", analisou. "Outra questão forte que é necessária é a simplificação. As empresas precisam ter estruturas para arrecadar para os governos municipais, estaduais e federais. É preciso simplificar", complementou.

Serra do Curral

Além de falar sobre as negociações do PSD para as eleições, o senador Alexandre Silveira também foi questionado sobre a polêmica em torno da mineração da Serra do Curral, entre BH e Nova Lima. O político não quis afirmar se é contra ou favor.

"Não posso fazer juízo de valor porque não conheço, com detalhes, o projeto, para fazer um debate com mais profundidade. Então, prefiro não fazer juízo de valor. Mas tenho visto como ótimo esse debate feito com a sociedade civil, os governos, o setor industrial. Todos reconhecemos o patrimônio que é a Serra do Curral, mas não podemos perder a ótica da importância do desenvolvimento e o que a mineração representa para Minas. Defendemos o debate cristalino e transparente sobre os projetos", pontuou.

Foto: Glaucia Rodrigues/CDLBH

Fonte: O Tempo

 

 

 

 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---