O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que expectativa do governo federal é que o Congresso vote a regulamentação da reforma tributária até o fim do ano.
“Nossa expectativa é que, até o final do ano ela [regulamentação da reforma tributária] possa ser apreciada. Ninguém tem a expectativa de, em duas semanas ou em um mês, votar a regulamentação da reforma tributária, porque as pessoas vão querer entender o que estão votando, e com razão. É uma reforma histórica no nosso país”, disse Haddad em entrevista ao Podk Liberados, com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e a senadora Leila Barros (PSB-GO).
Ele ainda afirmou que o governo enviará a regulamentação aos parlamentares até 15 de abril.
A fala de Haddad vai ao encontro da sua declaração em entrevista à CNN, no fim de março, quando demonstrou otimismo com a possibilidade de aprovar, ainda neste semestre, a regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, negando que o envio do texto tenha sido adiado ou que os projetos estejam parados em 2024.
No podcast com Kajuru e Leila, o petista também disse que esse é um momento de união, administrando os interesses de cada ator político, para reorganizar o país após uma década de irresponsabilidade fiscal com baixíssimo crescimento.
“É um momento de se unir em torno de uma pauta. Não dá para ser do jeito que o Haddad quer, não dá para ser do jeito que o Lula quer, não dá para ser do jeito que o Lira quer. Nunca vai ser do jeito que alguém quer. Mas o importante é a agenda, nós vamos reorganizar o país, nós temos essa chance”, acrescentou.