Reforma tributária sai da gaveta para conter reajustes de combustíveis

A necessidade de controlar os preços de combustíveis e conter o avanço da inflação, retomou a necessidade de urgência em pautar a PEC 110


16/05/2022 - 08:48

A disparada dos preços dos combustíveis e a discussão que vem gerando de que a culpa é da carga tributária provocaram a necessidade de colocar em pauta a Reforma Tributária, que por hora estava engavetada por causa do período eleitoral. Nesta semana que passou, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, anunciou que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 110/2019 voltou para a mesa de discussão.

O assunto aqueceu a reunião para discutir a alta dos combustíveis com secretários de Fazenda estaduais, realizada na quinta-feira (12). O tema principal desse encontro foi a discussão sobre os constantes aumentos no preço dos combustíveis. Havia uma expectativa de resolver esse problema de constantes aumentos de preços de combustíveis com a sanção da lei complementar 192, mas o efeito não foi dentro do esperado, tendo novo reajuste recentemente.

Diante da pressão econômica, os secretários disseram que os estados estão dando a cota de ajuda, com a monofásica do ICMS, causando perda de arrecadação estimada em 30 bilhões de reais para este ano de 2022. Isso frustrou a solução imediata e, com isso, volta em discussão a reforma tributária.

A necessidade de controlar os preços de combustíveis e conter o avanço da inflação, retomou a necessidade de urgência em pautar a PEC 110. Nas próximas semanas a matéria deverá estar em evidência para discussão e apreciação. Enquanto isso, deve ser acelerada a votação na Câmara dos Deputados, a votação da proposta que cria a conta de estabilização de preços para ajudar nos períodos de grandes altas.

Fonte: Diário da Amazônia

 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---