Setor de maior peso no PIB brasileiro, serviços como viajar de avião, frequentar o salão de beleza, acesso à internet e contratação de profissionais particulares, aumentaram o faturamento de Mato Grosso do Sul em 10% em 2013, em relação ao ano anterior. Os dados são de uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados ontem (19.02).
Conforme o instituto, a explicação está na população de baixa renda, que passou a ter acesso aos serviços, antes restrito às classes média e alta. O bom desempenho do terceiro setor é indicativo de que a renda local está crescendo. Com a "sofisticação do consumo", mais atividades do terceiro setor ganham espaço.
Apesar dos números positivos no âmbito regional, o desempenho de MS é mediano em relação aos demais estados brasileiros. O melhor desempenho ficou com o vizinho Mato Grosso (20,4%), seguido do Ceará e Tocantins (13%). Os piores ficam com Sergipe (3%) e Piauí (3,4%).
Em todo Brasil, os serviços profissionais, administrativo e complementares cresceram 8,1% em 2013. Os serviços de informação e comunicação tiveram alta de 6,9% e para outros serviços a expansão foi de 5,9%.
Fonte: CGNews