Rota Bioceânica: obra que promete tornar MS um hub logístico da América Latina começa em janeiro

Em reta final no Paraguai, em breve ponte bioceânica começa a ser construída no trecho do Pantanal e Porto Murtinho


09/11/2022 - 08:53

Fica cada dia mais próxima a data de início da obra que promete tornar Porto Murtinho o centro econômico da Rota Bioceânica e Mato Grosso do Sul em um hub logístico da América Latina. A previsão é que em janeiro do próximo ano comece a obra do lado brasileiro, em trecho do Pantanal.

 

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a ponte internacional com vão suspenso em estilo estaiada sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, está em construção dentro do cronograma de conclusão, prevista para dezembro de 2024. 

 

A área está sendo preparada e o consórcio binacional de construtores aguarda licença da Receita Federal para movimentação de equipamentos.

 

A obra financiada pelo Paraguai, com recursos estimados em R$ 575,5 milhões da Itaipu Binacional, segue em ritmo acelerado e já muda a realidade do lado paraguaio, com expansão urbana de Carmelo Peralta. 


 

Tal construção é a materialização de um sonho de décadas: a ligação rodoviária entre os oceanos Atlântico (Santos) e Pacífico (Chile), algo que torna Mato Grosso do Sul um verdadeiro hub logístico de negócios. 

 

Rota Bioceânica  

A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A

 

O planejamento para tal construção começou em 2021, com a ordem de serviço feita pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

 

“A ponte tem um simbolismo muito forte ao garantir esse corredor ao Pacífico, que dará maior competitividade a Mato Grosso do Sul e a toda região Centro-Oeste, integrando definitivamente o bloco de quatro países não só economicamente, mas também na cultura e no turismo”, destaca o governador. 

 

Obra  

Segundo a divulgação, a  ponte terá largura de 20,10 metros e quatro pistas, com capacidade para absorver o fluxo esperado de movimentação diuturna de cargas e tráfego de veículos bitrem. 

 

Nas laterais, serão construídas passagem de pedestres e uma ciclovia. A movimentação intensa no canteiro da obra traduz a consolidação de um projeto em realidade: são 320 operários e dezenas de máquinas em operação.

 

Conforme informação  do engenheiro Sebastião Ronquim, gerente de Planejamento do consórcio binacional, estima-se que em duas semanas o serviço será intensificado do lado brasileiro, com a mobilização dos equipamentos e início da implantação da usina de concretagem. 

 

Para tanto, o consórcio depende da legalização aduaneira dos maquinários importados junto à Receita Federal.

 

“Estamos mobilizados para começar essa nova etapa da obra no início do próximo ano, o que será possível com o acesso aberto pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Porto Murtinho para que possamos movimentar máquinas pesadas, como as perfuratrizes”, disse.

 
 

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Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

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