Sefaz e Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Campo Grande discutem o fomento da Educação Fiscal

A reunião aconteceu nesta terça-feira (09)


10/05/2023 - 15:18

Equipe da Unidade de Educação Fiscal – UNEDF da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul – SEFAZ/MS se reuniu, ontem (dia 09), com a equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento de Campo Grande – SEFIN para delinear as ações de fortalecimento da Educação Fiscal no município.

 

O encontro contou com a presença de Josceli Pereira – Responsável pela Unidade de Educação Fiscal e sua equipe pedagógica representada por Maria Masae e Claudia Barros; Márcia Helena Hokama – Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, Sérgio Antônio Parron Padovan – Secretário Adjunto e o Auditor Inácio Leite.

 

Na ocasião, o responsável pela UNEDF discorreu a respeito dos principais objetivos do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF e do Programa Estadual – PEEF/MS, que buscam conscientizar e informar a população sobre a importância de pagar impostos, compreender a função dos tributos na sociedade e como o dinheiro arrecadado é utilizado para prover serviços públicos e investimentos. Ao unir esforços com os Programas Municipais, Estado e Municípios podem estabelecer ações de Educação Fiscal voltados para diferentes públicos, incluindo estudantes, empreendedores e trabalhadores. “O objetivo é desenvolver uma cultura de responsabilidade fiscal, com a promoção da transparência e do controle social sobre a arrecadação e alocação dos recursos públicos”, frisa Josceli.

 

A Secretária de Finanças, Márcia Hokama, grande incentivadora e parceira das ações do PEEF, frisa que o foco será os estudantes da Rede Municipal de Ensino e que o objetivo é levar esse tema para as salas de aula por meio de atividades lúdicas e interativas, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em que a educação fiscal é abordada de forma transversal, ou seja, integrada às disciplinas escolares.

 

Dessa forma, Josceli complementa que o aluno pode ser o maior disseminador da Educação Fiscal, pois compartilham com seus familiares os conhecimentos e as práticas aprendidas nas aulas. Eles podem, por exemplo, explicar aos familiares como é calculado o imposto de renda ou como os recursos arrecadados são utilizados pelo Estado para prover os serviços públicos. A importância de atingir os alunos reside no fato de que eles são os futuros contribuintes e agentes transformadores da sociedade. Ao desenvolverem uma cultura de responsabilidade fiscal desde cedo, os alunos estarão mais preparados para exercerem sua cidadania de forma participativa e crítica.

 

Ao final, ficou definido que serão realizadas novas reuniões e encontros envolvendo a Secretaria Municipal de Educação para que se possa encantar professores e gestores escolares que serão os porta-vozes em sala de aula.


 

Fonte: Educação Fiscal/Governo do MS

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---