Empenhados em cumprir com as diretrizes e metas de 2023, o Programa Estadual de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul – PEEF/MS esteve em mais um município do Estado para apresentar os benefícios em implantar o Programa Municipal de Educação Fiscal – PMEF e promover a conscientização sobre a importância dos impostos e a forma como eles são utilizados para impulsionar o desenvolvimento do município.
Dessa vez, o município visitado por Josceli Pereira – responsável pela Unidade de Educação Fiscal – UNEDF/MS da Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS, na última sexta-feira (17/11), foi Mundo Novo. Na ocasião, Josceli se reuniu na Agencia Fazendária do município com a Secretária de Educação – Camila Rubim, com o Secretário de Administração – Leandro Soares, com a Fiscal de Tributos da Receita Municipal – Leticia Dias, com a Diretora do Departamento de Tesouraria – Sabrina Pereira e com o Chefe da Agenfa – Nelson Schneider.
Durante a reunião foi feita a explanação sobre o Programa de Educação Fiscal, sua importância dentro do município, a necessidade da sua formalização através de Lei e a abertura por parte da Secretaria de Educação para acesso ao corpo docente e aos alunos da Rede Educacional do município. Vários questionamentos foram respondidos no sentido de melhor observar o formato a ser utilizado pelo município na organização para implementação do Programa.
Em um segundo momento, o responsável pela UNEDF/MS conversou brevemente com o prefeito – Valdomiro Sobrinho Brischiliari e sua Vice Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, traçando as linhas gerais da reunião ocorrida com os secretários e aproveitou o ensejo para enfatizar a importância de fomentar a cultura da cidadania fiscal, por meio de ações educativas e informativas direcionadas para a população em geral e, especialmente, para os estudantes. Despertando assim, a consciência fiscal nos cidadãos, mostrando como os recursos arrecadados pelos impostos são utilizados para prover serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outros.
“Observamos o real interesse dos secretários e autoridades municipais de Mundo Novo em abraçar o projeto, tendo em vista a necessidade de criar alternativas que impliquem na consolidação de um pensamento cidadão da população e em especial na formação cidadã dos alunos”, enfatizou Josceli.
Larissa Paraguassu – Comunicação Unidade de Educação Fiscal