Sem reforma administrativa, salários de servidores estão ameaçados, diz Guedes




12/05/2021 - 08:40

Sem reforma administrativa, salários de servidores estão ameaçados, diz Guedes

Segundo o ministro, a tramitação da proposta em 2020 não foi possível, porque "estávamos no combate à pandemia", mas pode e deve ocorrer este ano

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que a reforma administrativa será moderada e questão de "sobrevivência financeira". Ele também destacou que a proposta enviada em setembro de 2020 pelo governo não afeta os direitos de atuais servidores e nem seus salários.  

"Se nada for feito, o que vai existir é uma ameaça aos atuais salários", ponderou durante participação em audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11). 

Na avaliação dele, o fato de não afetar os direitos já adquiridos pelos atuais funcionários públicos é uma "pedra fundamental" da reforma administrativa. 

"Queremos filtrar que a estabilidade seja uma conquista de carreiras típicas, queremos dar mais qualidade e meritocracia a despesas futuras. Os gastos que temos hoje seguem, mas daqui para frente, você contrata com um salário mais compatível com a realidade de mercado e promove com base no mérito", completou. 

Ainda segundo ele, a tramitação da proposta em 2020 não foi possível, porque "estávamos no combate à pandemia", mas pode e deve ocorrer este ano. "Continuamos conversando e removendo obstáculos". 

Militantes políticos 

Guedes também comparou os servidores públicos de carreira, ou seja, que ingressam por concurso, a militantes políticos. 

"Poderíamos, assim como outros governos, abrir concursos públicos, colocando gente para dentro, para aparelharmos o Estado e termos bastante militantes trabalhando para nós no futuro. Não estamos pensando assim, estamos pensando nas gerações futuras", observou. 

O ministro também voltou a defender que os servidores sejam avaliados para ganhar estabilidade no emprego, bem como uma progressão salarial mais lenta nas carreiras. 

"Não é porque um jovem fez concurso que aos 19 ou 20 anos ele já tem um salário apenas 20% abaixo de quem está no topo da carreira 20 anos depois. Ao mesmo tempo, ele já adquiriu estabilidade de emprego antes de ser avaliado pelos seus próprios superiores hierárquicos e pela prestação de serviços", criticou.

"Precisamos de qualidade dos serviços públicos. Essa reforma visa qualidade dos serviços públicos. Não é necessariamente a avaliação individual do indivíduo", esclareceu.

Foto: NurPhoto / Colaborador / Getty Images Fonte: CNN Brasil

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sextou com calor! Dia promete ter máximas de 36°C em Mato Grosso do Sul

São previstas temperaturas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 31-36°C para as regiões sul, leste e sudeste de MS

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 106 mil contribuintes receberão R$ 314,38 milhões

Apesar do ‘calorão’, quarta-feira pode ser chuvosa em MS

Campo Grande deve atingir 35ºC hoje, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---