Sem resposta de Guedes, servidores recorrem a Ciro Nogueira

Funcionários públicos pedem reunião com líderes de Casa Civil, Congresso e STF para 2 de fevereiro


28/01/2022 - 07:15

Funcionários públicos pedem reunião com líderes de Casa Civil, Congresso e STF para 2 de fevereiro

 

Representantes dos funcionários públicos enviaram 3 pedidos de reunião na 4ª feira (26.jan.2022), na tentativa de negociar aumento salarial. Eles querem encontros no dia 2 de fevereiro com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux. 

Como antecipou o Poder360, os funcionários públicos decidiram procurar Ciro Nogueira para tratar do reajuste salarial porque não receberam retorno do ministro da Economia, Paulo Guedes. Além disso, avaliam que Ciro Nogueira atualmente tem mais “poder” para negociar o assunto no governo.

“Até o momento, não recebemos nenhuma resposta, e estranhamos o fato de não ter sido aberta uma mesa de negociação entre o governo e os sindicatos representantes dos servidores e servidoras do serviço púbico federal. Para registrar nossa disposição de iniciarmos um processo de negociação com o governo, estamos solicitando uma audiência com a Casa Civil”, dizem os representantes dos servidores, Carlos David de Carvalho Lobão (Fonasefe) e Rudinei Marques (Fonacate), no texto.

Os funcionários públicos querem que a reunião seja realizada em 2 de fevereiro. Neste dia, está marcado um protesto de trabalhadores do Executivo, do Judiciário e do Legislativo na Praça dos Três Poderes (leia o cronograma de atos abaixo). O secretário-geral da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Sérgio Ronaldo da Silva, disse ao Poder360 que o protesto será mantido, mesmo se o governo decidir receber os sindicalistas.

“No dia 2, vamos fazer um protesto para deixar registrada a nossa indignação e insatisfação. Queremos uma resposta. Se não tivermos um retorno até lá, vamos pessoalmente cobrar a reunião”, afirmou.

Além de reajuste salarial de 19,99%, os funcionários públicos federais pedem o arquivamento da PEC (proposta de emenda à Constituição) 32, que discute a reforma administrativa e muda as regras do funcionalismo público, e a revogação da Emenda Constitucional 95, que limita despesas com saúde, educação e segurança, entre outras. Caso a negociação não avance, os servidores ameaçam entrar em greve geral no dia 9 de março. Os próximos passos da mobilização serão definidos nesta 5ª feira (27.jan), em assembleia virtual do Fonacate e do Fonasefe.

 

Fonte: Poder 360

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Em 8 meses, Voa Brasil viabilizou 35,4 mil passagens para aposentados

São Paulo continua sendo a cidade mais procurada

Mato Grosso do Sul terá sol entre nuvens e chance de pancadas de chuva nesta quarta-feira

Temperaturas entram em elevação, mas ventos podem passar dos 60 km/h em algumas regiões do Estado

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Envio do documento pelo celular também começa nesta terça




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---