O governo do Estado está utilizando um novo sistema de recursos humanos e de folha de pagamento, denominado Universal RH, através do qual todos os números das matrículas dos servidores de Mato Grosso do Sul, aposentados, pensionistas e da ativa foram alteradas no início deste mês de agosto.
A nova matrícula já está disponível e para acessar é preciso entrar no site www.servidor.ms.gov.br e no link Serviços, clicar em Holerite On-Line e utilizando a sequência antiga, o servidor será de imediato informado sobre o novo número.
Paulo Lopes, diretor da Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos, explica que a nova matrícula é composta por uma sequência de dez números que trazem informações importantes sobre a vida do servidor. “As sete primeiras posições é o PFIS e os três últimos indicam o vínculo empregatício com o Estado”, detalha.
O PFIS que o diretor Paulo cita é o Cadastro Único de Pessoa Física, que com a alteração passou a ser único para cada servidor. “Antigamente existiam vários cadastros para um único servidor, hoje ele foi universalizado, porém no caso daqueles que possuem cargos comissionados a duplicidade de matrículas continuam, como é o caso de professores, por exemplo”, explica o diretor da Secretaria de Gestão.
Com duas matrículas, o servidor que ocupa dois cargos, como alguns professores ou cargos comissionados, receberão dois pagamentos distintos e para acessar informações sobre cada um deles, terá que digitar o número da matrícula referente, no Portal do Servidor, onde são disponibilizados serviços como holerite e comprovantes de rendimentos.