Chefes e servidores das Agências Fazendárias de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta sexta-feira (28.11) de um treinamento na Superintendência de Gestão da Informação (SGI), que visa à implantação do novo sistema de emissão da Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e) adotado pelas Agenfas.
O sistema eletrônico é exclusivo para operacionalização nas Agenfas no atendimento ao contribuinte e entrará em vigor na próxima segunda-feira (1º de dezembro).
De acordo com o delegado sindical de Campo Grande Hésio José da Silva, o novo sistema implantado pela Sefaz oferecerá mais agilidade e segurança ao trabalho desenvolvido pelos servidores.
“O sistema irá garantir mais agilidade e segurança no atendimento. Para que o contribuinte tenha acesso a nota ele deverá estar cadastrado no ICMS Transparente, assinar um termo de responsabilidade para assim receber um login e uma senha. Esse atendimento só será efetivado quando o contribuinte se apresentar e solicitar a emissão da nota, mas para isso ele terá que disponibilizar o código de acesso e a senha, evitando fraudes de terceiros nas repartições”, enfatizou.
“Dentre as melhorias no trabalho das Agenfas com esse novo sistema podemos destacar a agilidade no cadastramento do contribuinte, no ICMS Transparente e para emissão de certidão negativa de débitos. Anteriormente o contribuinte teria que ir na Agenfa e preencher realizar um cadastro no SGI e depois solicitar a emissão da certidão negativa. Com o novo sistema será possível emitir todos esses documentos via internet, inclusive o cadastramento on-line”, explicou a responsável pela Coordenadoria de Agenfas Sônia Regina Kakazu.