O Sindate/MS em apoio a prevenção ao câncer de mama aderiu à campanha Outubro Rosa. A campanha de conscientização acontece durante todo o mês de outubro e é tem como objetivo alertar à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Este movimento começou a surgir em meados de 1990, em Nova York, na primeira “Corrida pela Cura”, daí pra frente, passou a ser realizada anualmente na cidade. No entanto, apenas em 1997 é que algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos EUA, passaram a promover ações para estimular o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama. Enfim, foi escolhido o mês de outubro como o núcleo das ações e atividades em prol do movimento.
Atualmente, o “Outubro Rosa”, ou “Pink Ribbon”, como também é conhecido, vem sendo realizado em vários lugares do mundo todo, e por onde passa vem inspirando muitas outras manifestações similares, como o “Novembro Azul”, na conscientização dos homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de algumas outras doenças.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Durante o período, monumentos e edificações, por todo o país, se iluminam com essa mesma cor.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil a campanha passou a ser incentivada em São Paulo, no ano de 2002, através da iluminação do Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa. Alguns anos depois, muitas entidades que também se mobilizavam na causa também passaram a iluminar e enfeitar prédios e monumentos locais. Um dos monumentos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor, também passou a ser anualmente iluminado de Rosa nestes atos.
Como combater o câncer de mama?
Além do exame específico para esta finalidade, a mamografia, existe também o “Auto exame”, um método simples, mas muito prático e eficiente de detecção, onde em 95% dos casos há a possibilidade de cura caso seja detectado a tempo. De acordo sugestão do Ministério da Saúde, recomenda-se realizar o auto exame nas mamas pelo menos uma semana após a menstruação para mulheres a partir dos 20 anos, ou sempre no início de cada mês no caso das mulheres a partir de 40 anos e/ou que já passaram o período da menopausa.