Sindate realiza 1º Seminário de Participação Política




04/06/2014 - 00:00

A Diretoria Executiva vai realizar no dia 16 de junho o 1º Seminário de Participação Política do Sindate. A iniciativa visa a conscientizar os sindicalizados sobre a importância do fortalecimento da representatividade política da categoria, incentivando-os a participar mais ativamente no processo eleitoral, elegendo pessoas comprometidas com as causas de interesse do Grupo Fisco.

De acordo com Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, presidente do Sindate, a iniciativa decorre de política adotada pela Fenafisco no ano de 2009, quando a instituição criou a Comissão de Participação Política. “Já naquela ocasião constatou-se que não era mais possível a nossa federação se manter alijada do processo político, ausente aos grandes debates de interesse do Fisco”, explicou.

“Deixamos de participar de debates importantes que interferiram diretamente na vida dos servidores públicos e que causaram prejuízos, como as reformas da previdência e tributária”, ressaltou Marco Aurélio.

Ele lembrou que durante o período em que a Fenafisco se manteve afastada dos debates de relevância nacional, comemoraram avanços e conquistas outras entidades representativas de trabalhadores. “O Fisco estava estagnado e desprestigiado, inclusive, em alguns casos, houve perda de direitos. À época foram engavetadas demandas de interesses da carreira do Fisco no Congresso Nacional”, rememora.

Por conta dessa situação, para reverter esse quadro, foi criada a Comissão de Participação Política, com a missão primordial de levar a Fenafisco a ocupar politicamente os espaços de discussão e debate.

“E o Congresso Nacional é o espaço de mais visibilidade, onde tramitam muitos projetos de lei de interesse do Fisco, dos servidores públicos e dos trabalhadores em geral”, pontuou Marco Aurélio.

Com esse entendimento, a Federação despertou para a necessidade da ampliação do espaço do Fisco no âmbito político, com a visão de que os grupos organizados e coesos fortalecem a defesa de seus interesses da carreira e também dos interesses da sociedade.

Conforme Francisco Carlos de Assis, diretor-Secretário e de Comunicação do Sindate, desde a criação da Comissão de Participação Política da Fenafisco, juntamente com os sindicatos estaduais e do Distrito Federal, esta tem realizado seminários e palestras sobre a importância da participação política como forma de se ampliar e fortalecer a representatividade do Grupo Fisco em todo o País.

“Nesse sentido, a Diretoria Executiva propôs e o Conselho Deliberativo aprovou a criação da Comissão de Participação Política do Sindate”, explicou Francisco Carlos de Assis.

Durante o evento realizado em Campo Grande, destacou o diretor, serão ministradas palestras com o deputado federal Joao Dado (SDD/SP), com o presidente da Fenafisco Manoel Isidro dos Santos Neto e com o presidente da Comissão de Participação Política da Fenafisco José Nilson Fernandes Filho.

A Diretoria Executiva do Sindate salienta a importância da participação dos filiados e para tanto disponibilizará o ressarcimento de despesas com combustível, hospedagem e alimentação. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (67) 3321-6008, com Suzana, para que seja providenciada a reserva de hospedagem.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Quarta-feira em MS será de céu claro e temperaturas em elevação

Máxima para a Capital não deve ultrapassar os 29ºC

Quem deve fazer a declaração de imposto de renda em 2025?

Confira o que mudou para este ano, quais as regras e o prazo para a entrega da declaração do IRPF à Receita Federal

Entenda como fusão entre Gol e Azul pode afetar o preço das passagens aéreas

Negócio ainda precisa ser formalizado pelas empresas e aprovado pelos órgãos de regulação. Especialistas apontam barreiras à entrada de novas aéreas no Brasil, caso fusão seja concluída.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---