O objetivo é divulgar dados da arrecadação e econômicos
Para colaborar com instituições, entidades, prefeituras e investidores, o Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul - Sindifiscal/MS - lança na segunda-feira, dia 21, às 15 horas, no Sindicato Rural de Campo Grande, o Boletim Econômico. O objetivo é repassar, por meio de um veículo bimestral, dados e análises confiáveis referentes à economia sul-mato-grossense. “Esse trabalho é feito rotineiramente pela equipe do Observatório Econômico. Com essas informações criamos o projeto Município Mais que subsidia às prefeituras e, com isso, resolvemos ampliá-lo", garantiu o presidente da entidade, Francisco Carlos de Assis, conhecido como Chiquinho.
O boletim será disponibilizado no portal da entidade (www.sindifiscalms.org.br) e será totalmente gratuito. “O acesso poderá ser feito por qualquer pessoa, mesmo que não esteja ligada ao governo ou entidade”, explicou o diretor do Observatório, Clauber Aguiar.
Na primeira edição, que será lançada agora em março, o boletim trará informações sobre a arrecadação de MS e abordará temas como a Lei de Responsabilidade Fiscal e gastos públicos. O estudo do Sindifiscal/MS apontou um crescimento de 22,9% na arrecadação em 2021, totalizando um montante de R$ 16,2 bilhões. A partir da análise do Observatório Econômico houve um crescimento médio anual de 10% entre 2012 e 2020. O ICMS foi o tributo que se destacou. A arrecadação do imposto sobre mercadorias e serviços chegou a R$ 13,8 bilhões em 2021, 85,3% do total da receita tributária. Portanto, com exceção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA -, houve aumento nas arrecadações dos tributos, o que se refletiu na receita tributária em 2021.
A apresentação do boletim acontecerá no Sindicato Rural de Campo Grande, na Rua Raul Pires Barbosa, 116, no bairro Chácara Cachoeira.
Observatório Econômico
O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.