O Diretor-Presidente do Sindifiscal/MS, Rodrigo Falco, e o Diretor Administrativo e Financeiro, Erik Costa Bittencourt, estiveram em Brasília nos dias 9 e 10 de abril para participarem da 231ª Reunião Extraordinária e da 82ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco. Os encontros foram realizados no Hotel Brasília Imperial e reuniram representantes de sindicatos do fisco estadual e distrital de todo o país.
Na abertura da 231ª Reunião Extraordinária, conduzida pelo presidente da Fenafisco, Francelino Valença, foram apresentados os resultados das ações de comunicação realizadas ao longo de 2024, tanto pela agência externa Oficina da Palavra quanto pela equipe de comunicação interna da Federação. Também foi destaque a atualização sobre o projeto “Barões da Dívida”, que está desenvolvendo um Atlas da Dívida Ativa dos estados, iniciativa estratégica para aprofundar o debate sobre o sistema de arrecadação e cobrança no país.
Durante a reunião, foi aprovada a realização do Conafisco 2024, marcado para novembro, na cidade de Natal (RN), sob organização do SINDIFERN — Sindicato dos Auditores Fiscais do RN.
O diretor parlamentar da Fenafisco, Celso Malhani, também trouxe atualizações sobre o cenário legislativo, com destaque para o andamento do PLP 108/2024, que trata de temas como a regulamentação do novo sistema tributário, a dívida ativa e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Outro ponto debatido foi a PEC 10/2023, conhecida como “PEC dos quinquênios”, que busca incluir os fiscos estaduais entre os beneficiários de adicionais por tempo de serviço.
Na sequência, durante a 82ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, foram debatidos e deliberados três temas centrais para a gestão e planejamento da Federação: a aprovação das contas da Diretoria Executiva relativas ao exercício de 2024, os ajustes no orçamento previsto para 2025, e as adequações no Plano de Ação Política da entidade.
Acesse abaixo algumas fotos do evento.
Com informações da Fenafisco