No último sábado (23), o Sindicato dos Fiscais Tributários do Mato Grosso do Sul (Sindifiscal/MS) realizou, em Mundo Novo, a penúltima reunião do Conselho Deliberativo de 2024. O encontro foi marcado pela análise de pautas estratégicas, como os informes das Delegacias Sindicais, a prestação de contas do Fundo Mútuo de Pecúlio e a apresentação da proposta orçamentária para 2025.
O Diretor-Presidente do Fundo Mútuo de Pecúlio, Luiz Péricles Ocariz de Moraes, apresentou um balanço financeiro que reafirmou a solidez do FUMPEC, mesmo com uma leve redução na receita. O Diretor-Financeiro do fundo, Daniel Pereira de Carvalho, destacou que os resultados positivos refletem o comprometimento com uma gestão eficiente e equilibrada. “Sempre mantivemos o equilíbrio nas contas. Mesmo com uma pequena redução na receita, os resultados seguem positivos”, afirmou Daniel.
Em seguida, o Diretor-Financeiro do Sindifiscal/MS, Erik Costa Bittencourt, apresentou a proposta orçamentária para 2025. Ele destacou que o planejamento foi elaborado com atenção aos detalhes, seguindo o princípio do equilíbrio financeiro. “Estamos construindo um orçamento alinhado às previsões de receita, com o foco na eficiência e no equilíbrio”, explicou.
Rodrigo Falco, Diretor-Presidente do Sindifiscal/MS, complementou as discussões destacando o impacto das medidas de contenção de despesas implementadas desde 2023. Ele ressaltou os avanços alcançados e a perspectiva de recuperação sólida para os próximos anos. “Reduzimos despesas com ajustes iniciados no ano passado, o que já gerou avanços significativos. Para 2025, as projeções indicam um salto importante na recuperação da saúde financeira do sindicato”, afirmou.
A proposta orçamentária foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes.
A 2ª Delegacia Sindical de Ponta Porã apresentou um ofício à mesa do CD para alteração da Resolução nº 003/2022. Após debates entre os conselheiros, inclusive com a manifestação de outros filiados presentes à reunião, a discussão foi suspensa pelo pedido de vistas do Conselheiro Carlos Orue para melhor análise do tema e retorno (com parecer) na próxima reunião em dezembro.
Além das discussões financeiras, a reunião incluiu informes da Diretoria Executiva e das Delegacias Sindicais, com destaque para os preparativos das celebrações de fim de ano.
JANTAR BAILE
Encerrando as atividades realizadas no último sábado (23), a 12ª Delegacia Sindical de Mundo Novo organizou um Baile de Confraternização que prestou tributo a dois filiados aposentados: Washington Luiz Mendes Martin e Nestor Geraldo Souza Silveira. As homenagens destacaram as contribuições relevantes de ambos para a categoria, reforçando o compromisso do Sindifiscal/MS com a valorização e reconhecimento de seus membros.
Nestor Geraldo Souza Silveira e Washington Luiz Mendes Martin foram os homenagiado da noite
O evento contou com a presença de distintas autoridades, incluindo os deputados estaduais Pedro Caravina e Mara Caseiro, o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli e a prefeita eleita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade.
Mais que um momento de confraternização, o baile simbolizou o fortalecimento dos laços entre os filiados e reafirmou o papel do Sindifiscal/MS como uma entidade comprometida com a valorização profissional e a promoção de ações de integração e reconhecimento.