Sonegação anual de FGTS e Previdência é de R$ 80 bilhões




27/05/2014 - 00:00

A falta de registro profissional na carteira de trabalho pelo empregador no país gera um custo estimado de R$ 80 bilhões em sonegação fiscal ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e à Previdência Social.

A projeção foi feita na última quinta-feira (22/05), pelo diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Maurício Gasparini, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). "Acreditamos que, depois da situação de trabalho análogo ao trabalho escravo e o infantil a pior situação é a falta de formalidade. Para nós, o princípio básico de respeito ao trabalhador começa com seu registro", disse.

O MTE lança nesta tarde o Plano Nacional de Combate à Informalidade com a meta de regularizar, no longo prazo, a formalização de 17 milhões de trabalhadores. "A maioria desses trabalhadores está no interior do país, em médias e pequenas cidades, e fundamentalmente no campo", explicou o secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério, Paulo Sérgio de Almeida. "A formalização torna-se uma prioridade absoluta no âmbito da inspeção do trabalho", observou. Em alguns desses municípios, segundo o ministério, a informalidade atinge até 90% da mão de obra empregada.

Entre as ações para coibir a informalidade, o MTE prevê investimento em automóveis para melhorar a locomoção dos auditores e a contratação de mais fiscais. O ministério deve também começar a emitir carteiras de trabalho em locais que receberão unidades móveis da inspeção.

Fonte: Diário de Pernambuco

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---