STF volta a discutir responsabilidade subjetiva de agente público




15/08/2019 - 10:18

Ações judiciais por danos causados por agentes públicos não devem ser ajuizadas contra os agentes, e sim contra o órgão responsável. Fica assegurado, entretanto, o direito do Estado de processar o servidor em caso de dolo ou culpa. A tese foi fixada por maioria no Plenário do Supremo Tribunal Federal, ontem. Entretanto, o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

A corte voltou a analisar o processo que discute a possibilidade de agente público figurar diretamente no polo passivo da ação de indenização por danos morais decorrentes de ato funcional.

Prevaleceu entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, que entendeu que as ações judiciais por danos causados por agentes públicos não devem ser ajuizadas contra os agentes, mas contra o órgão responsável.

Caso O recurso extraordinário representativo do tema 940 da sistemática da repercussão geral: responsabilidade civil subjetiva do agente público por danos causados a terceiros, no exercício de atividade pública.

Na origem, propôs-se ação indenizatória por danos materiais e morais contra a prefeita de Tabapuã (SP), por atos de remoção de servidor supostamente ilegais, produzidos em desvio de finalidade, com o objetivo de perseguição política.

Conjr

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Salário dos servidores de MS terá reajuste de 5,06% a partir de maio

Em 2024, a revisão foi de 3,73%, válida para todo o quadro de funcionários. No ano anterior, 2023, o valor foi de 5%

Secura: chuva não está nos planos de MS nos próximos dias

Estado segue sob sistema de alta pressão, com sol predominando, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas e sem previsão de chuva




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---