Em reunião realizada no dia 11.02.2014 (terça-feira), o Conselho Deliberativo do Sindate discutiu diversos temas de interesse da categoria. Um deles, em especial, chamou a atenção dos conselheiros: a proposta da Diretoria Executiva de divulgar mensalmente as receitas e as despesas do sindicato aos filiados, iniciando-se pelos meses de dezembro de 2.013 e janeiro de 2014.
Ao defender a divulgação das contas, o Diretor-Presidente do Sindate Marco Aurélio Cavalheiro Garcia disse que “não há como se falar em transparência se não demonstrarmos, de forma clara, o destino que está sendo dado aos recursos arrecadados por meio do desconto da contribuição sindical dos filiados”.
Além disso, conforme argumentou, a transparência é um dos compromissos firmados com a categoria pela atual Diretoria Executiva durante o processo eleitoral. “Os filiados nos deram o voto de confiança e com essa medida estamos honrando o compromisso assumido”, destacou Marco Aurélio.
Por sua vez, o Diretor-Secretário e de Comunicação do Sindate Francisco Carlos de Assis disse que a autorização para a divulgação das contas foi solicitada pela Diretoria Executiva ao Conselho Deliberativo como forma de se dar sequência à política de transparência implementada pela atual gestão.
“A proposta não apenas foi acatada, como também aprovada por unanimidade”, esclareceu o dirigente sindical. A prestação de contas mensal será publicada no canal “Transparência”, no canto superior direito no site do sindicato, conforme informou o Diretor-Administrativo e Financeiro Luís Augusto Nunes Ferreira.