Quem não se encaixa em das regras que tornam obrigatório declarar o Imposto de Renda de 2016 não precisa apresentar a declaração à Receita Federal. Porém, mesmo sem essa obrigação, quem declara o IR ainda sem precisar pode ter algumas vantagens.
Veja abaixo uma lista de motivos para declarar o Imposto de Renda mesmo sem ser obrigado. Para elaborá-la, o G1 ouviu os especialistas Daniel Bettega, da Andersen Tax Brasil, José Maria Chapina Alcazar, da Seteco Consultoria Contábil, e Robsney Gonçalves, do Centro Universitário Newton Paiva
1. O contribuinte pode fazer a apresentação da declaração ao consulado de um país para emissão de visto de viagem ao exterior.
2. Quem teve retenção ou pagamento de imposto em algum mês durante o ano, mesmo não se enquadrando em nenhum dos requisitos de obrigatoriedade de entrega de declaração, pode recuperar o valor do imposto pago. Os valores serão recebidos de volta como restituição, reajustados pela Taxa Selic.
3. A declaração faz com que fique demonstrada ao Fisco a condição de desobrigado, uma vez que o contribuinte não atingiu os limites de rendimentos considerados tributáveis e obrigatórios.
4. A declaração apresentada vale como documento comprobatório dos rendimentos e dos pagamentos realizados ao longo do ano calendário.
Fonte: G1