As vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul fecharam 2014 com crescimento de 4,1%, em relação a 2013. O índice é o dobro da média nacional, que foi de apenas 2,2%, porém em dezembro o varejo estadual teve acréscimo de apenas 0,7% nas vendas, quando comparado ao desempenho de 2013, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O índice de dezembro é o menor dos últimos três meses do ano passado, que foram 7,6% e 2,6% em outubro e novembro, respectivamente. E comprova que as pessoas estão pisando no freio e o consumo está desacelerando, consequência principalmente do cenário econômico atual, com altas taxas de juros e baixo crescimento.
Em relação a variação de receita nominal, o Estado começou com média de 130 caiu para 120 nos quatro meses seguintes e começou a se recuperar em maio. Em outubro as venda começaram a se recuperar, mas voltou a cair no fim do ano.
Nacional - O comércio varejista do país fechou o ano passado com crescimento acumulado de 2,2% no volume de vendas, em comparação ao resultado acumulado de 2013 (4,3%), no volume de vendas da série sem ajuste sazonal. Já a receita nominal do setor fechou 2014 com crescimento de 8,5%. O
Fonte: Campo Grande News com informações da Agência Brasil